11 abr Granpal e Famurs se reúnem para discutir mobilidade urbana
Os desafios e as medidas que precisam ser tomadas em relação ao transporte público municipal e intermunicipal foram temas de reunião entre a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). Durante o encontro, realizado na manhã desta segunda-feira (11), foi proposto a criação de um Grupo de Trabalho permanente para a discussão do tema.
A reunião contou com a presença do presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do presidente eleito da entidade e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, do presidente da Famurs, prefeito Eduardo Bonotto, representante de associações de municípios e de empresas ligadas ao setor.
“Esse é um sistema falido e não pode mais ser assim. Precisamos agir emergencialmente. Criar o SUS do transporte público, com subsídios do governo federal e estadual. Nós, municípios, já estamos fazendo a nossa parte e colocando recursos para garantir a mobilidade humana das pessoas”, afirmou o prefeito Melo.
Battistella destacou que Melo levou a discussão do transporte público a nível nacional e que é preciso mais discussões para viabilizar novamente um sistema atrativo aos passageiros. “Precisamos propor ao governo estadual a criação de um fundo que possa subsidiar o transporte público no RS. Enquanto municípios tivemos a decisão política de tirar recursos de outras áreas para colocar na mobilidade, mas outras esferas também precisam contribuir”, ressaltou.
O presidente Bonotto afirmou que o grupo de trabalho vai poder olhar o todo e tentar resolver problemas que são semelhantes entre o transporte municipal e intermunicipal, como o alto custo, as isenções e a diminuição de passageiros.