Granpal debate projeto piloto de integração do sistema de transporte com o governo do Estado

Granpal debate projeto piloto de integração do sistema de transporte com o governo do Estado

Municípios da região Metropolitana e o governo do Estado discutiram a possibilidade de implementar um projeto piloto de integração no transporte coletivo urbano e intermunicipal. Porto Alegre e Canoas se colocaram à disposição para debater o assunto e dar sequência a uma possível integração das linhas.

A conversa ocorreu durante reunião entre a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), a Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política e a Metroplan, nesta quarta-feira (23), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

Presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo aceitou dar início ao projeto, mas alertou que o tema é complexo e a solução pode ser insuficiente para resolver o problema do transporte público na região. 

“É preciso criar um Consórcio Metropolitano de Transporte Público, como alguns Estados já têm, para operacionalizar o sistema completamente. Esse é um avanço, mas queremos, a partir dessa reunião, consequências e atitudes práticas”, destacou Melo. 

O presidente da Granpal ressaltou que a compensação entre sistemas de bilhetagem também precisa ser bem construída, a fim de evitar contestações. 

Os prefeitos da Granpal alertaram, ainda, para  os entraves jurídicos existentes entre as legislações regulatórias de cada ente. O grupo considera que uma discussão profunda será necessária. 

Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, se implantado, o projeto coloca em prática um sonho antigo de todos os prefeitos. 

“É hora de agir. Esse é um projeto piloto e Canoas se colocou à disposição para que possa ser implantado, acabando com a sobreposição, criando mais linhas e serviços para o usuário e beneficiando a todos”, garantiu Jairo.

A Granpal propôs que seja realizada uma reunião entre os órgãos jurídicos municipais e estaduais e as operadoras, para tratar de assuntos mais técnicos.

 

Presenças

Estiveram presentes os prefeitos de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella; de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; de São Leopoldo, Ary Vanazzi; de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues; e de Taquari, André Brito. Também participaram representantes dos municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Esteio, Charqueadas, Alvorada e Glorinha; o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Luis Carlos Busato; e o diretor executivo da Granpal, Marcello Beltrand.