29 jun Fórum de Saúde busca solução para problemas na área de cardiologia
Desde o começo de junho a Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) vem alertando para a manutenção da crise nos procedimentos que envolve a área de cardiologia. Conforme as áreas de saúde dos municípios da região, não houve a prometida revisão da Portaria que alterou o valor dos procedimentos cardiológicos, editada pelo Ministério da Saúde no começo deste ano.
Conforme a coordenadora do Fórum de Saúde da Associação, os prestadores de serviço pararam de realizar estes procedimentos pelos baixos valores de ressarcimento dos mesmos, tornando inviável a manutenção dos mesmos. “Com isso, já acumulamos mais de 500 intervenções (cateterismos, colocação de Stends, marcapasso, revascularização, etc) na região no aguardo dos insumos, que não chegam pelo seu alto custo e baixo repasse público”, diz Ana.
Ana Boll lembrou que, no início de junho, foi entregue documento relatando este cenário para a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, quando ele esteve em Porto Alegre, e com a promessa de que haveria uma mudança de rota. “Porém, até o momento, não houve nenhum avanço no assunto.
O tema foi uma das pautas do Fórum de Saúde, organizado pela Granpal, e realizado na manhã desta quarta-feira, 23. Também foi destacado que no encontro ficaram definidos os nomes da comissão dos municípios que irá discutir com o governo do estado as reformas necessárias para o programa Assistir. Conforme o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, a necessidade de ação conjunta entre os envolvidos é fundamental para garantir uma melhoria efetiva na área da saúde.