23 ago Parque Pradotech inaugura a Casa das Startups e impulsiona a inovação em Gravataí
Em busca de melhoramentos na área da inovação, o parque tecnológico do Prado (Pradotech) de Gravataí apresentou nesta terça-feira, 22, a Casa das Startups. Com foco em incubação, o espaço abriga 12 empresas em um ambiente colaborativo. No total são 20 salas individuais e 20 espaços de trabalho coletivo para as startups interessadas em um período de incubação de até três anos. Essas startups se beneficiarão de um ambiente colaborativo e do acesso a recursos que impulsionarão seus projetos inovadores.
Conforme Luiz Carlos Pinto, coordenador do Fórum de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) e secretário de Inovação de Porto Alegre, a iniciativa fortalece o ecossistema inovador local. Segundo ele, a iniciativa é crucial para criar um ambiente que simboliza a onda de inovação no município. “Quanto mais forte forem todos os municípios da região metropolitana, mais forte é a própria região metropolitana em olhares do país e Internacional”, diz.
Selma Fraga, secretária de Inovação de Gravataí, também expressou sua satisfação com o novo espaço. “A iniciativa é muito importante para o Fórum de Inovação da Granpal, que tem um papel crucial ao discutir e cooperar pelo desenvolvimento do ambiente empreendedor e para startups. Hoje, Gravataí reafirma sua importância nesse contexto, o que é extremamente gratificante”. Selma enfatizou a importância do programa em influenciar outros municípios a explorarem as possibilidades do trabalho colaborativo para acelerar o desenvolvimento local.
O presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, destacou a relevância da Casa das Startups no contexto do desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Sul. “Estamos bastante otimistas e cientes de que o parque terá um papel fundamental no desenvolvimento, não somente da região em que está instalado, mas em todo o estado do Rio Grande do Sul”, comentou.