Governador eleito Eduardo Leite participa de Almoço Metropolitano da Granpal

Governador eleito Eduardo Leite participa de Almoço Metropolitano da Granpal

Evento discutiu a transparência das contas públicas e também contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal

O controle e a transparência nas contas públicas, e a projeção da relação dos municípios da Região Metropolitana com o próximo governo gaúcho, foram os principais temas do Almoço Metropolitano desta quinta-feira (03), organizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O encontro contou com a presença do governador eleito Eduardo Leite e do presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Alexandre Postal. 

Presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella destacou logo no início do painel que a entidade tem duas grandes preocupações a curto prazo. Segundo ele, ambas merecem uma ação do governo do Estado. 

“Uma é o transporte coletivo e a outra é a saúde dos municípios, especialmente quando se trata do programa Assistir. Nosso temor é que os municípios colapsem em áreas que são primordiais”, disse Battistella.

Leite garantiu que os dois assuntos serão prioridade não apenas no início da gestão, como serão tratados já no período de transição. 

“Vamos robustecer essas áreas com investimentos, mas isso leva tempo para se reorganizar dentro do planejamento. Dentro do governo, a Granpal auxiliará no que é estratégico e urgente nas demandas”, ressaltou o governador eleito. 

Atenção às concessões

Os prefeitos da associação também solicitaram ao futuro governador um estudo avançado nas concessões federais de rodovias, para que o líder do executivo gaúcho possa auxiliá-los com a reivindicação em Brasília. 

O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, disse que, se os preços que circulam nos bastidores forem confirmados, as cargas dos caminhões até o porto de Rio Grande pagariam 500 reais em tarifas de pedágio.

“Perderemos a competitividade”, disse Maranata. 

Battistella complementou: “Não somos contra concessões, nem pedágios, mas com preços acessíveis e competitivos quando comparados a outros Estados”, concluiu. 

 

Fiscalização 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, apresentou aos prefeitos as novidades recentes instauradas no órgão. 

“Nós estávamos fiscalizando o que está no papel. Indo até a obra checar se o material usado na estrada é o mesmo que está na licitação. Avançamos nesse sentido”, afirmou Postal, que salientou, ainda, que o TCE está de portas abertas aos municípios.