![](https://www.granpal.com.br/site/wp-content/uploads/2025/02/Forum-de-Defesa-Civil.jpeg)
06 fev Fórum da Defesa Civil da Granpal defende valorização da atividade nos municípios
A cooperação entre as áreas de defesa civil dos municípios da Região Metropolitana em caso de desastres climáticos, associada à falta de recursos para um plano emergencial foram os principais temas debatidos no primeiro encontro de 2025 do Fórum de Defesa Civil da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado nesta quarta-feira, 5, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
O encontro debateu ainda a realização de um Fórum Itinerante para permitir que todos os participantes possam conhecer as estruturas que estão disponíveis nos municípios. A reunião definiu ações de cooperação mútua para que os integrantes da defesa civil dos municípios da região auxiliem um ao outro em caso de desastres e necessidade.
Além disso, a possibilidade de compras coletivas será retomado, com a ideia de ter um local para armazenar materiais em caso de calamidade, como colchões, telhas, lonas e itens necessários para o caso de uma emergência. Durante o Forum da Defesa Civil foi reforçada a proposta de criar Secretarias de Defesa Civil nos municípios, pois em vista que em muitos as atuações são conjuntas e não individuais.
“É importante dizer que o Fórum da Granpal é um dos mais jovens dentro da instituição. Com a troca de gestões municipais, tivemos mudanças nas secretarias. É importante o diálogo entre os novos integrantes para a troca de experiências”, diz Vanderlei Marcos, coordenador do fórum da Defesa Civil da Granpal e coordenador da Defesa Civil de Cachoeirinha.
Outro ponto levantado pelos coordenadores foi a falta de treinamento do grupo de colaboradores da área para determinadas situações. “Nós precisamos ter uma equipe qualificada em todos os municípios para que caso de ser necessário ajuda outras cidades possam estar enviando uma equipe técnica. Então, montamos uma comissão para elaborar cursos, treinamentos, para apresentar para a Escola da Granpal, permitindo realizar esses treinamentos como Primeiros-Socorros, resgates, assim como também outras opções técnicas”, diz.