22 jun Granpal pede ação do Governo Federal no combate ao roubo de fios na Grande Porto Alegre
Representantes da entidade entregam documento ao Ministério da Justiça e Segurança Pública
A Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) está buscando o apoio do Governo Federal para encontrar uma solução de combate à crescente onda de roubo de fios de cobre na região. O tema foi pauta de um encontro em Brasília, no Ministério da Justiça e Segurança Pública entre o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, vice-presidente da associação, acompanhado pelo secretário de segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, com Ricardo Capelli, secretário-executivo do ministério.
Vanazzi destacou a gravidade do problema durante o encontro. Segundo ele, o valor do quilo do cobre no país passou de R$ 17,00 para R$ 50,00 em menos de um ano, resultado direto do cenário “pós-pandemia” e do conflito no leste europeu. Esse aumento tem impulsionado significativamente o número de ocorrências de roubo de fios, causando consequências graves para a sociedade. “Viemos aqui entregar essa demanda para pedir uma ação conjunta do Governo Federal com os municípios da Grande Porto Alegre”, afirmou o prefeito Vanazzi.
Durante o encontro, Ricardo Capelli, Secretário-Executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública, ressaltou a importância de encontrar uma forma de combater a questão do roubo de fios de cobre, não apenas em São Leopoldo e Porto Alegre, mas em todo o país. Capelli mencionou que esse tipo de crime coloca vidas em risco, causando o caos no trânsito, a interrupção de serviços essenciais como hospitais e escolas, além do desabastecimento de água.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública se comprometeu a trabalhar em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, utilizando a inteligência da DIOP e a Força Nacional, a fim de combater o roubo de fios de cobre na região da Grande Porto Alegre e em todo o território nacional.
A visita do prefeito Ary Vanazzi e do secretário Alexandre Aragon ao Ministério reforça a preocupação das autoridades locais em buscar soluções efetivas para a segurança da população. O apoio do Governo Federal se faz necessário para enfrentar o desafio do roubo de fios, protegendo as infraestruturas urbanas e garantindo o bem-estar coletivo.
“Na última Assembleia Geral Ordinária, aprovamos o encaminhamento aos municípios de uma minuta de projeto de lei, com o objetivo de coibir esse assunto preocupante. Essa minuta foi elaborada com base no projeto da Lei 13.151/2022, devidamente regulamentada pelo Decreto nº 21.609/2022, e apresentado pela vereadora Comandante Nádia, vereadora de Porto Alegre em março deste ano. Nele, ficam definidos os procedimentos a serem adotados quando da fiscalização pelos órgãos públicos do município do estabelecimento comercial que, de qualquer forma, adquirir, distribuir, ter em depósito, transportar, vender ou expor à venda materiais metálicos de origem ilícita ou não comprovada”, disse Leonardo Pascoal, presidente da Granpal.