Experiências positivas de outras cidades são pautas no Fórum de Educação da Granpal

Experiências positivas de outras cidades são pautas no Fórum de Educação da Granpal

Representantes de 11 municípios se reuniram para discutir pontos de maneiras para melhorar a Educação na região

 

O Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) se reuniu nesta terça-feira (28) para debater os modelos pedagógicos e compartilhar as experiências exitosas nas cidades associadas à entidade. O encontro presencial contou com representantes de 11 municípios e foi realizado na sede da Granpal, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O exemplo da cidade cearense de Sobral, que apresenta altos indicadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), voltou a ser relatado como exemplo positivo para a melhoria nos índices locais. 

O presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, destacou que “só tem uma maneira de mudar o quadro do país, que é através da educação”. Ele citou ainda a necessidade de trabalhar mais fortemente a capacitação dos educadores e melhorar o método de educação no Rio Grande do Sul para se obter resultados diferentes dos atuais.

“Esse pós-pandemia é desafiador e sabemos das dificuldades dos níveis de aprendizagem. Somos um Estado com muitos entraves e com muita burocracia. Precisamos que de dentro dos municípios se parta a mudança que o nosso Rio Grande precisa para atrair novos investimentos e melhorias”, enfatizou Battistella. 

Ele ainda observou que a Granpal agrega quase 40% da população do Estado. “Uma densidade populacional forte. Somos  37% do PIB na região, o que nos dá uma grande missão para sair daqui com políticas públicas inovadoras”, finalizou o presidente.