30 jun Curso esclarece condutas vedadas para prefeituras no período eleitoral
As condutas vedadas e os cuidados que os prefeitos e assessores devem ter no período eleitoral foram debatidos esta quinta-feira (30), na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O GT Comunicação reuniu assessores de imprensa para o curso “Olhar Estratégico no Período Eleitoral – Comunicação e Jurídico”.
Soraia Hanna e Tomás Adam, sócios-diretores da Critério – Inteligência em Conteúdo, apresentaram os painéis Assessoria Estratégica e Comunicação Política Digital. “A comunicação precisa estar sempre alinhada à gestão e, ao mesmo tempo, focada no interesse público”, expôs Soraia. Adam chamou atenção para a importância de ser relevante nas redes sociais: “Em um ambiente com um fluxo de informações constante, deve-se saber qual é a forma mais adequada de se expressar em cada mídia”.
A assessora jurídica da Granpal, Tisiane Mordini de Siqueira, mediou o painel Olhar Jurídico com o advogado Gustavo Paim e a advogada Maritânia Dallagnol. Com ampla experiência em direito eleitoral, os convidados orientaram sobre cuidados necessários da comunicação no período que antecede as campanhas municipais. As restrições iniciam dia 2 de julho.
“As condutas vedadas precisam de atenção maior no período eleitoral, como o uso da máquina pública e a divulgação de informações que podem caracterizar propaganda”, explicou Maritânia. “Percebemos a relevância de cada um no Poder Público quando vemos as consequências de atos que podem parecer inofensivos, mas trazem problemas depois”, alertou Gustavo.
A próxima reunião do GT Comunicação ocorre dia 13 de julho, na sede da Granpal.
Confira aqui a cartilha da Assembleia Legislativa do RS sobre as eleições 2016