Almoço Metropolitano debate educação e poder público

Almoço Metropolitano debate educação e poder público

Implementação de escolas em tempo integral, seguindo o exemplo de outros países, e a valorização dos professores, que devem ter dedicação exclusiva a uma única escola. Estas foram as principais propostas defendidas por Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, durante “Almoço Metropolitano”, evento realizado pela Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) nesta sexta-feira, 30, no Instituto Caldeira.

Em sua participação, Claudia destacou temas como a importância das políticas públicas em um contexto de mudanças e polarização ideológica, ressaltando os compromissos assumidos na Assembleia das Nações Unidas em relação ao desenvolvimento sustentável, com ênfase na garantia de uma educação de qualidade para todos. Ela destacou que, embora ainda haja desafios, como o alto índice de alunos que não concluem o ensino médio e fundamental 2, além das perdas de aprendizagem causadas pela pandemia da Covid-19, é possível superá-los.

Ela ressaltou a importância de uma formação inicial e continuada de qualidade para os profissionais da educação, baseando as políticas educacionais em dados concretos, combatendo o negacionismo científico também na área da educação. O “Almoço Metropolitano” contou com a presença de representantes da comunidade educacional, gestores públicos e demais interessados no tema.

“O evento reforçou a necessidade de investimentos e ações efetivas para garantir uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos preparados para novos desafios”, comentou Leonardo Pascoal, presidente da Granpal.