28 jun Experiências positivas de outras cidades são pautas no Fórum de Educação da Granpal
Representantes de 11 municípios se reuniram para discutir pontos de maneiras para melhorar a Educação na região
O Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) se reuniu nesta terça-feira (28) para debater os modelos pedagógicos e compartilhar as experiências exitosas nas cidades associadas à entidade. O encontro presencial contou com representantes de 11 municípios e foi realizado na sede da Granpal, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O exemplo da cidade cearense de Sobral, que apresenta altos indicadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), voltou a ser relatado como exemplo positivo para a melhoria nos índices locais.
O presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, destacou que “só tem uma maneira de mudar o quadro do país, que é através da educação”. Ele citou ainda a necessidade de trabalhar mais fortemente a capacitação dos educadores e melhorar o método de educação no Rio Grande do Sul para se obter resultados diferentes dos atuais.
“Esse pós-pandemia é desafiador e sabemos das dificuldades dos níveis de aprendizagem. Somos um Estado com muitos entraves e com muita burocracia. Precisamos que de dentro dos municípios se parta a mudança que o nosso Rio Grande precisa para atrair novos investimentos e melhorias”, enfatizou Battistella.
Ele ainda observou que a Granpal agrega quase 40% da população do Estado. “Uma densidade populacional forte. Somos 37% do PIB na região, o que nos dá uma grande missão para sair daqui com políticas públicas inovadoras”, finalizou o presidente.