Granpal realiza mais um seminário do Ciclo Humani-dades

Granpal realiza mais um seminário do Ciclo Humani-dades

Granpal realiza mais um seminário do Ciclo Humani-dades

 

“A carga tributária é um dos maiores entraves para o crescimento do Brasil”. Essa é uma afirmação do Senador Lindbergh Farias, que palestrou nesta quinta-feira (31), na Federasul, durante reunião-almoço do Ciclo Humani-dades. O evento, realizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), teve como tema as perspectivas da economia brasileira e contou com a presença do prefeito José Fortunati e do ex-governador Germano Rigotto, além de deputados federais e estaduais.

“Para mim, é uma grande honra estar aqui bebendo dessa fonte”, afirmou o Senador. Citando grandes estadistas gaúchos como Flores da Cunha, João da Neves Fontoura, Osvaldo Aranha e Leonel Brizola, Lindbergh frisou que a economia brasileira está em um processo de retomada de crescimento. “Com a economia não se brinca. Estão tentando espalhar um clima de pessimismo sobre a economia brasileira, de descontrole inflacionário, que, sinceramente, não bate com os números”, salientou.

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado salientou que os senadores estão fazendo um grande esforço para salvar a reforma tributária. “Chegamos a um acordo com 24 estados da Federação e agora nós queremos votar a reforma do ICMS até o fim do ano”, salientou. Para ele, a questão do ICMS pode ter um impacto muito grande no crescimento do Brasil no próximo ano.

 

Prefeito de Alvorada destaca oportunidade

Representando a Granpal, o prefeito de Alvorada, Sérgio Bertoldi ressaltou, ao final da palestra, a importância do evento. “O debate foi uma oportunidade dos prefeitos se apropriarem das questões da economia pública, para poderem diferenciar o que é melhor para os seus municípios. Neste sentido, a região metropolitana tem a vantagem de estar ao lado da Capital, mas em Alvorada, por exemplo, nós temos o menor PIB per capita e, atravessando a ponte encontramos o maior PIB, que é em Porto Alegre. Uma ponte e dos dois lados diferentes serviços públicos”, disse e concluiu: “Se esse Capital puxa a população para o seu lado da ponte, nós temos que despertar a vontade da população para o fluxo inverso.

Sobre o Ciclo Humani-dades

Com o objetivo de compreender o funcionamento das cidades, o Ciclo Humani-dades tem uma abordagem centrada no ser humano e pautada na justiça social e ambiental, com suas fragilidades e potenciais. Os encontros, que serão realizados mensalmente até abril de 2014, são promovidos pela Granpal, associação sem fins econômicos, que busca ampliar o diálogo entre os municípios, promovendo a cooperação e o alcance de soluções para problemas comuns. Integram a Granpal os seguintes municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre: Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.