Debate estratégias e boas práticas entre municípios

Fórum da Educação

Debate estratégias e boas práticas entre municípios

O Fórum de Educação, realizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) nesta quinta-feira, 28, reuniu secretários municipais, professores e representantes institucionais para discutir ações que promovam melhorias no ensino público. O evento destacou a importância da cooperação entre municípios e órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para garantir avanços na gestão educacional.

Realizado na sede do Sesi Porto Alegre, no Centro Histórico, o encontro teve a participação da secretária de Educação de Cachoeirinha, Isabel Fonseca de Quadros, que destacou a proximidade do TCE com os municípios. “Ficou muito claro que o Tribunal de Contas é um parceiro que nos auxilia, garantindo uma gestão mais eficiente e planejada dos recursos. Estamos no caminho certo, mas temos muito a construir, especialmente com base em dados e índices como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).”

O debate também abordou a relevância de investir na formação e qualificação de professores, destacando que cada aula deve ser tratada como uma oportunidade única de aprendizado e crescimento.
A proposta é reforçar a responsabilidade de garantir que cada momento em sala de aula seja significativo, promovendo resultados positivos tanto para os alunos quanto para os educadores.

A troca de experiências entre municípios foi outro ponto central do evento. A secretária de Educação de Guaíba, Magda Ramos, reforçou que cada estratégia deve ser adaptada às realidades locais: “Práticas que funcionam em um município podem ser ajustadas para outro. Por isso, é fundamental fazermos essas trocas, identificando o que dá certo e ajustando conforme as necessidades de cada cidade.”

O Fórum de Educação da Granpal consolidou-se como um espaço para fomentar a colaboração, trocar boas práticas e reforçar o compromisso de todos os envolvidos na construção de uma educação pública de qualidade.