Aeroporto Salgado Filho retorna às atividades com apoio da região metropolitana

Aeroporto Salgado Filho retorna às atividades com apoio da região metropolitana

O Aeroporto de Porto Alegre, Salgado Filho, volta a receber voos comerciais após um período de 160 dias sem funcionamento de operações aéreas devido às enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul no mês de maio. A reabertura oficial foi realizada às 10h desta sexta-feira, com a presença dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, além de autoridades do setor aéreo e parlamentares do estado.

O Presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, também esteve presente na cerimônia e destacou a importância do retorno das operações aéreas para o estado e a colaboração dos municípios para que isso fosse possível: “Nós, os prefeitos da região metropolitana, trabalhamos muito para que o aeroporto pudesse retomar suas atividades, o que é muito importante, não só para o turismo de negócios, que mais fomenta a região metropolitana, mas também para o turismo de lazer. As pessoas vêm ao Rio Grande do Sul, à Serra, para visitar nossas cidades, conhecer o Pampa Gaúcho e participar da nossa cultura. Além disso, as cargas que agora começam a sair e retornar pelo aeroporto são fundamentais para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, comenta Maranata.

Maranata também falou sobre o esforço realizado pela cidade de Guaíba para ajudar na recuperação mais rápida do aeroporto: “Foi realizado um esforço extraordinário de Guaíba também, porque parte da matéria-prima que deveria servir para atender às nossas necessidades de infraestrutura foi redirecionada para que a mesma empresa fornecesse o material para o aeroporto, permitindo que ele reabrisse antes do prazo previsto. A reabertura estava prevista para março do ano que vem, mas, graças ao esforço do grupo da região metropolitana, nós, prefeitos, abrimos mão de matéria-prima para que o aeroporto pudesse ser reaberto o mais rápido possível. Então, parabéns a todos os envolvidos”, destacou o prefeito, parabenizando a todos os envolvidos.

A Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, pontuou que, neste primeiro momento, o aeroporto terá capacidade para receber 128 voos diários provenientes de rotas nacionais, que serão realizados entre 8h e 22h. A operação parcial ocorrerá com a pista reduzida, com 1.730 metros. Para a próxima segunda-feira, 21, quando as operações serão retomadas, estão previstos cerca de 71 voos.

A previsão é que a retomada integral das operações ocorra até 16 de dezembro, quando a pista de pouso e decolagem de aeronaves será utilizada em sua totalidade, permitindo também o retorno das operações de voos internacionais.