23 abr Mandato de Marcelo Maranata na Granpal irá focar na educação
A gestão do novo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Marcelo Maranata, será marcada pela busca de soluções para os problemas que afetam a educação na região metropolitana, encontrando alternativas que beneficiem o cidadão. Este foi o principal tópico do discurso de posse do prefeito de Guaíba à frente da entidade nesta terça-feira, 23, durante o Almoço Metropolitano realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre.
Segundo o novo presidente, já está em andamento uma parceria com a Fundação Dom Cabral com o objetivo de melhorar a área de ensino nos municípios que compõem a Granpal, através de um plano de planejamento estratégico para uma educação infantil unificada na região metropolitana. Para Maranata, na educação estadual, o ensino já é padronizado. A criança que muda de uma escola estadual para outra não encontra diferenças e é esse o grande desafio nas nossas escolas municipais.
“Precisamos garantir que as crianças, ao saírem de qualquer uma das escolas do nosso município, não tenham perda na sua educação. Pretendemos enfrentar o desafio de garantir que uma criança, semialfabetizada e pronta para ingressar no ensino fundamental, encontre a mesma modalidade de ensino em todas as escolas, em qualquer uma das 20 cidades da região metropolitana, durante esta gestão”, diz o executivo.
Segundo ele, a região tem crianças no sexto ano que não sabem ler e escrever, matriculadas nas escolas dos nossos municípios. “Precisamos nos comprometer com as crianças, meninos e meninas da nossa região metropolitana, oferecendo educação para que possam se desenvolver e alcançar seus objetivos, seja como doutores, empreendedores, e conforme os desejos dos pais”, afirma Maranata.
O prefeito de Guaíba também mencionou que na próxima semana, acompanhado da secretária Magda Ramos, irá a Curitiba para conhecer as melhores práticas e experiências do Brasil. Junto aos secretários de educação, eles irão escolher qual metodologia implantar. “Vamos adquirir conhecimento através das melhores práticas para avançar no ensino fundamental, garantindo que a transição da educação fundamental para o ensino médio não resulte em perdas para as crianças da região metropolitana. Este é um grande desafio, mas estou confiante de que faremos uma grande contribuição para o ensino do Rio Grande do Sul, da região metropolitana e do Brasil”, conclui.