12 mar Fórum de Mobilidade da Granpal atualiza últimos acontecimentos envolvendo a mobilidade metropolitana e nacional
Os Secretários da Granpal debateram nesta terça-feira, 12, os possíveis reflexos no transporte público a partir do projeto de lei que regulamenta o trabalho por aplicativo e a retirada da Trensurb do plano de privatização. O Projeto de Lei 1471/22 estabelece uma remuneração mínima para os trabalhadores por aplicativo, contribuição previdenciária, benefícios trabalhistas e a formação de sindicatos para representar a categoria. Essas diretrizes se aplicam apenas aos veículos de quatro rodas, principalmente utilizados no transporte de passageiros.
No encontro do Fórum de Mobilidade da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), também foram abordadas questões relacionadas ao transporte escolar e seus regulamentos municipais.
Roberta Gomes de Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Mobilidade de Novo Hamburgo e coordenadora do fórum, salientou o valor das reuniões do Fórum de Mobilidade, que permitem a troca de experiências e boas práticas entre os municípios.
Além disso, foi discutido o progresso das licitações em andamento nos municípios, visando oferecer uma melhor qualidade de serviço aos cidadãos. Sapucaia realizou sua audiência pública para apresentação do projeto básico, enquanto Novo Hamburgo está no processo de implantação do novo sistema, previsto para iniciar no final de abril.