07 fev Fórum de Defesa Civil da Granpal debate sobre recursos para prevenção de desastres meteorológicos
Os municípios da Região Metropolitana vão encaminhar o pedido, junto ao governo federal e estadual, para liberação de recursos para ações de mitigação e prevenção contra eventos climáticos, além da construção de uma estação meteorológica para prevenir desastres na região metropolitana. A sugestão foi debatida nesta quarta-feira, 7, durante o Fórum de Defesa Civil da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) como forma de amenizar efeitos dos eventos climáticos como os ocorridos em 16 de janeiro deste ano.
Durante o encontro, os participantes do Fórum debateram o agendamento de uma reunião com o Governo do Estado e Federal para viabilizar os repasses de verbas necessários para a destinação de aquisição de equipamentos para as defesas civis municipais, bem como para recursos de prevenção e mitigação. De acordo com o Diretor da Defesa Civil de Cachoeirinha, Vanderlei Marcos, essas medidas visam não apenas garantir a segurança pública, mas também gerar economia para os cofres públicos.
O dirigente também explicou que as reuniões com os governos federal e estadual serão solicitadas pela Granpal, com a cidade de Canoas encarregada de centralizar os dados e repassá-los à entidade (Granpal), para que esta providencie. “Com esses recursos, poderemos estar mais preparados tanto antes quanto após esses eventos climáticos, seja para evitá-los ou para reduzir os danos causados”, comentou.
Para o presidente da entidade e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, contrariamente o desejo dos moradores da região, é preciso uma preparação para potenciais novas ocorrências, o que não está descartado. “Os prejuízos foram muitos, materiais e emocionais. Precisamos de preparos prévios para minimizar os efeitos de novas ocorrências”, diz.