11 ago Fórum de Segurança da Granpal debate adesão à programa governamental
No cenário de crescentes desafios à segurança urbana, o Fórum de Segurança da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) teve, na manhã desta quinta-feira, 10, mais um encontro para debater os obstáculos enfrentados na região metropolitana. O encontro reuniu líderes municipais e teve, como principal pauta, as discussões sobre estratégias para conter o crescente furto de fios e cabos e a possível adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 2 (PRONASCI 2), uma iniciativa governamental.
Durante a reunião, Alexandre Aragon, coordenador do Fórum de Segurança, enfatizou a importância da coordenação entre as prefeituras na implementação de ações conjuntas e da harmonização das legislações municipais para combater efetivamente esse tipo de crime, que prejudica a infraestrutura urbana e impacta a comunidade. Simultaneamente, foi destacada a possibilidade de adesão ao PRONASCI 2, buscando equilibrar as oportunidades do programa com as complexidades práticas da alocação de recursos para as prefeituras.
Para o prefeito de Esteio e presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, o evento sublinhou a necessidade de colaboração contínua entre as autoridades locais, além de ressaltar a importância da troca de experiências e enfrentamento conjunto aos obstáculos. “A Granpal reafirmou seu compromisso em fortalecer a segurança de toda a região metropolitana, visando a soluções coletivas para garantir o bem-estar dos cidadãos”, disse.