Rota Metropolitana de Inovação é proposta em reunião do Fórum da Granpal

Rota Metropolitana de Inovação é proposta em reunião do Fórum da Granpal

Encontro de julho teve a presença de secretária adjunta de Inovação do Estado

 

O Fórum de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) se reuniu nesta terça-feira (19), no Instituto Caldeira, para um novo encontro mensal. Nesta edição, os participantes receberam a secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp. 

O tema da reunião foi “Ecossistema Regional de Inovação da Região Metropolitana: Oportunidades e Desafios” e os gestores municipais das cidades associadas à entidade propuseram a criação de um Observatório Metropolitano de Inovação. A meta é construir indicadores relacionados à área e criar uma Rota Metropolitana de Inovação, que integre todas as cidades da Granpal.

A secretária Simone falou sobre as potencialidades do Estado, elencado como a 4ª maior economia do país e que tem 60% das cidades com alto nível de desenvolvimento, conforme padrões internacionais. Ela também ressaltou investimentos direcionados à inovação pela iniciativa privada, parques tecnológicos e entidades governamentais e universidades —, que fazem do Estado e a região Metropolitana referências na área. A realização do South Summit em Porto Alegre também foi citada como um marco importante para o setor.