Granpal discute programa de bem-estar de crianças e suas famílias durante reunião

Granpal discute programa de bem-estar de crianças e suas famílias durante reunião

Fórum de Primeiras-Damas discutiu as ações e benefícios do programa Primeira Infância Melhor

 

Ações para viabilizar o desenvolvimento saudável de crianças e suas famílias foram debatidas nesta quarta-feira (15), em reunião do Fórum de Primeiras-Damas da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o tema, o encontro contou com a presença da psicóloga e gestora dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz na Prefeitura de Guaíba, Vanessa Russi Fiorini.

A gestora apresentou o case do PIM na cidade e os benefícios que as atividades do projeto trazem às famílias assistidas. A metodologia contempla a visitação domiciliar semanal a crianças, gestantes e adultos responsáveis, para fortalecer o vínculo familiar e parental, com abordagens nas mais diversas áreas do desenvolvimento infantil motor, cognitivo, afetivo e social.

Conforme a coordenadora do Fórum e primeira-dama de Guaíba, Deise Maranata, “a conversa foi muito importante, pois além de mostrar como aderir ao programa, foi possível compartilhar com outros municípios a experiência e o desenvolvimento de ações de sucesso”. 

De acordo com as participantes do Fórum de Primeiras-Damas, esse assunto tem ainda mais relevância no contexto pós-pandemia, pois reforça a inclusão social, a saúde e o acesso à educação, com preservação dos direitos relacionados à primeira infância. Também foram compartilhadas durante o encontro as experiências na Campanha do Agasalho nos municípios.