Presidente da Granpal enaltece a importância da educação nos municípios

Presidente da Granpal enaltece a importância da educação nos municípios

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, participou do I Seminário Gaúcho de Educação Inovadora, encontro promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com apoio da Associação. Além da abertura do evento, o presidente foi o mediador da palestra “A Experiência de Sobral na Educação”, com o professor doutor e secretário de Educação da cidade de Sobral, na região Norte do Ceará, Herbert Viana. O seminário foi realizado no Salão de Eventos do Plaza São Rafael Hotel, nesta segunda-feira (16).

De acordo com Battistella, é fundamental pensar a educação de uma forma diferente. “Precisamos ser protagonistas e disseminar essas boas ideias para transformar o nosso futuro e o do nosso Estado. Isso passa pela mão de cada um. Nós, gestores públicos, precisamos deixar de tratar a educação em segundo plano. É preciso investir no que tem de melhor para transformar a vida de nossas crianças e adolescentes”, declara. 

Sobre o painel, o presidente destacou que a política educacional do município de Sobral, localizado a 232 quilômetros da capital Fortaleza, é destaque no país. “Nós estivemos no Ceará e conhecemos um pouco da realidade de um case de sucesso para o país. Sobral é exemplo de eficiência e de aprendizado. Eles conseguiram construir uma equipe coesa, qualificada, com metas e preparada para atender os alunos”, destaca Battistella. 

Em pouco mais de uma hora, Viana detalhou como foi construir esse protagonismo. De acordo com ele, o processo passou, entre as ações, por um programa detalhado, material didático de boa qualidade para os estudantes e um trabalho junto aos educadores sobre a concepção de que não é porque o ensino é público e o público vulnerável, que ele não é capaz de aprender. “O processo de alfabetização, dentro de um sistema público de ensino, é fundamental. Tem como base a consolidação de um bom processo de alfabetização. No início dos anos 90, se começou a fazer isso”. 

Para o secretário, o desafio de aprendizagem passou pela decisão política,  diagnóstico e orientação técnica, alfabetização na idade certa e incentivo na formação dos professores. “Quando inicia a gestão pública, e é isso que é um princípio, tem que focar no mérito, no perfil técnico e na capacidade dos profissionais”, reforça. Hoje, Sobral tem foco na alfabetização.

A cidade com mais de 200 mil habitantes, conta com 73 unidades escolares e 33 mil crianças nas instituições, que possuem exigência elevada. “O acompanhamento, o foco e a exigência do trabalho é constante. Todos os alunos recebem mochila, calça, calçado, livros, material escolar. Em nosso município, as crianças tomam café da manhã antes da aula. De barriga vazia ninguém aprende.  Infelizmente, 70%  dos alunos da rede pública tem a principal refeição nutricional na escola. Realidade dura e difícil.”