Prefeitos da Granpal participam da instalação de Comissão sobre o Programa Assistir

Prefeitos da Granpal participam da instalação de Comissão sobre o Programa Assistir

Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) participaram, nesta terça-feira (23), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, do ato de instalação da Comissão de Representação Externa que irá avaliar mudanças no Programa Assistir. Prevista para entrar em vigor em janeiro de 2022, a medida proposta pelo Governo do Estado pode ocasionar perdas de R$ 205 milhões nos repasses da saúde aos hospitais públicos da região.

Prefeito de Porto Alegre e presidente da Granpal, Sebastião Melo destaca que a articulação partiu dos municípios. Isso fez com que o movimento conquistasse a adesão dos deputados, por meio da instalação da Comissão de representação.

“Não podemos tratar os desiguais de forma igual, pois nem todos os hospitais prestam os mesmos atendimentos. Tirar R$ 25 milhões do Hospital Pronto Socorro de uma tacada só, assim como a perda de diversos outros hospitais da região, vai levar a saúde a um colapso”, afirmou Melo.

Segundo o prefeito, o governo do Estado afirmou que pretende apresentar até o fim deste mês uma alternativa de mudança no programa.

“O parlamento é o local do diálogo e a saúde não tem espaço para disputa partidária. Saúde é vida! E nós temos pressa. Além do caos que pode se criar nas Instituições por falta de recursos, poderemos ter demissões em massa”, destacou o prefeito, durante evento que contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições de saúde.

Ato de instalação da Comissão foi realizado no Salão Júlio de Castilhos. Fotos: Mateus Raugust.

Coordenação da deputada estadual Patrícia Alba

O grupo instituído na Assembleia terá até 30 dias para buscar soluções que minimizem os impactos que podem ser ocasionados pelo corte de recursos. O trabalho será coordenado pela deputada Patrícia Alba (MDB).

Ao falar sobre a retirada de recursos dos hospitais, Patrícia citou o exemplo do Hospital Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, que poderá perder 87% do seu orçamento.

“A saúde vai entrar em colapso se o Programa Assistir permanecer do jeito que está. Estamos aqui falando de vida, não de números. Os hospitais não conseguirão se manter dessa forma. Precisamos buscar soluções e estamos abertos ao diálogo. Esperamos que o governo tenha esse olhar humanitário sobre a saúde do RS”, ressaltou a deputada.

O corte substancial de recursos e o colapso na rede de saúde também foi lembrado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza. Ele reforçou que a resposta e o ajuste dos pontos necessários precisam ser rápidos.

“Sabemos do espírito de diálogo e transparência do governo, de maneira que essa comissão pretende fortalecer esses pilares”, afirmou.

Presenças

Estiveram presentes os prefeitos de Canoas, Jairo Jorge; de Glorinha, Paulo Corrêa; de Guaíba, Marcelo Maranata; de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella; de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; de Parobé, Diego Picucha; a prefeita em exercício de Rio Pardo, Nathália Wunderlich; além de diversos representantes de municípios de abrangência da Granpal. O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, acompanhou o ato de maneira remota.