Prefeitos da Granpal alertam para cortes na Saúde com implementação do Assistir

Prefeitos da Granpal alertam para cortes na Saúde com implementação do Assistir

Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) seguem mobilizados para conter o corte de recursos na saúde, com a implementação do programa Assistir. Na manhã dessa quinta-feira (18), um grupo de prefeitos esteve na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, da Assembleia Legislativa, para defender a manutenção dos valores.

Em seu discurso, o presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez um apelo para a inclusão de emenda ao Orçamento do Executivo que contemple os recursos que serão retirados dos municípios, com a implementação do programa. “Nós precisamos de um sopro de esperança”, destacou Melo.

O gestor lembrou, ainda, que os cortes vão chegar a R$ 205 milhões na região. “A perda de recursos dos hospitais metropolitanos vai afetar diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul como um todo”, constatou, destacando a falta de diálogo por parte do Executivo estadual em relação ao projeto. E exemplificou: “Se o programa for implementado, o sistema de saúde da Capital ficará estrangulado. Os outros municípios já disseram que vão comprar ambulâncias e encaminhar os pacientes para Porto Alegre.”

Também participaram da comitiva a vice-presidente da Granpal e prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge; e o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues.