Fórum de Segurança da Granpal discute construção de Centro Municipal de Segurança em Canoas

Fórum de Segurança da Granpal discute construção de Centro Municipal de Segurança em Canoas

A construção de um Centro Municipal de Segurança em Canoas foi o tema central da 5ª reunião do Fórum Permanente de Segurança da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), ocorrida nesta quarta-feira (17). A ideia é que o centro conte com uma academia para a formação e a qualificação das guardas municipais.

O secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, apresentou detalhes do projeto do novo centro, que deverá ter 5.830 metros quadrados de área construída, com dois andares e um prédio anexo, além de uma quadra de esportes e um estande de tiro. A previsão é de que a estrutura seja erguida em um terreno do município, com investimento de R$ 19 milhões.

“A proposta é ter um centro de segurança não só para o município, mas que seja, pela ferramenta do consórcio, destinado às guardas municipais de toda a região, voltado à formação continuada, aperfeiçoamento e qualificação dos guardas, além de possibilitar cada vez mais a integração e padronização da atuação das GMs. É uma iniciativa inovadora, que vai ao encontro da municipalização da segurança pública no país”, enfatizou Wendt.

Além de uma academia para qualificação das guardas municipais, a ideia é que o centro abrigue todos os serviços municipais de segurança, com o objetivo de atender, de forma integrada, às demandas da população. Devem funcionar no local a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), o Gabinete de Gestão de Crise (GGC), o Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a Junta de Serviço Militar (JSM).

A Prefeitura de Canoas busca agora recursos para tirar o projeto do papel. A intenção é criar um consórcio com os municípios interessados para captar investimentos. O assunto será discutido novamente na próxima reunião do Fórum de Segurança da Granpal, a ser realizada no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre.

Durante o evento, a Prefeitura de Canoas também apresentou um balanço das ações desenvolvidas no município, que foram determinantes para a redução histórica dos índices de criminalidade desde o início do ano. Destaque para as operações Amanhecer Seguro, Guarda Municipal Presente, Divisas, Integrada de Fiscalização, Sossego, além dos projetos Guarda Municipal Comunitária, Ronda Escolar e Guarda Solidária. A apresentação também contemplou o trabalho realizado pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) e pelas Câmaras Temáticas do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI), além das ações integradas de fiscalização para garantir o cumprimento dos protocolos de enfrentamento à Covid-19.

De acordo com o coordenador do fórum e secretário da Segurança Pública de Porto Alegre, Mário Ikeda, a reunião é fundamental para discutir problemas comuns dos municípios e compartilhar experiências exitosas. “É extremamente importante a gente reunir os gestores municipais de segurança para trocar experiências. Temos questões técnicas importantes para tratar, como, por exemplo, a formação das guardas municipais, que abordamos hoje, além da compra de equipamentos em conjunto, entre outros temas prioritários”, ressaltou.

Segundo o vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques Para Nedy, o evento é importante para debater iniciativas inovadoras e bem-sucedidas, que possam reforçar a segurança das cidades. “A segurança pública é um dos temas que mais preocupam a população dos municípios. E, eventos como este, que integram especialistas e profissionais de toda a região, é fundamental para nortear as ações integradas de enfrentamento da criminalidade “, destacou.