Prefeitos da Granpal e Sebrae debatem projeto de desenvolvimento metropolitano

Prefeitos da Granpal e Sebrae debatem projeto de desenvolvimento metropolitano

Prefeitos que integram a gestão compartilhada da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) discutiram, nesta quarta-feira (13), um projeto de desenvolvimento metropolitano. A iniciativa, apresentada no Instituto Caldeira, espaço da capital voltado à inovação, está sendo desenvolvido em parceria entre as prefeituras e o Sebrae.

A proposta inicial — que deverá ser aprofundada e apresentada a todos os prefeitos na assembleia geral de novembro — prevê uma gestão compartilhada a fim de encontrar as potencialidades dos 19 municípios da associação. Temas como transporte, esgoto e plano diretor farão parte do projeto, que foi exposto por representantes do Sebrae.

Segundo o presidente da Granpal, Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, não haverá melhorias na vida da população sem um trabalho compartilhado. “O Plano Diretor da capital estabelece o diálogo com municípios vizinhos e nunca discutimos. Não temos uma autoridade metropolitana que unifique o processo”, constatou.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, frisou a importância de se construir um debate sobre o tema através de uma agenda coletiva de trabalho, envolvendo temas como transporte e plano diretor metropolitano. Os prefeitos de Nova Santa Rita, Rodrigo Batistella, e de Guaíba, Marcelo Maranata, também apoiaram a iniciativa.