Fórum de Mobilidade da Granpal recebe direção da Trensurb

Fórum de Mobilidade da Granpal recebe direção da Trensurb

A Trensub – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. participou da edição de setembro do Fórum de Mobilidade da Granpal, ocorrida nesta terça-feira, 21. O presidente, Pedro Bisch Neto, falou dos desafios e demandas que estão sendo resolvidas pela gestão, como a recuperação de estruturas em passarelas e pontos de integração.

Também foi apresentado aos gestores um balanço realizado pela empresa. O documento elenca uma série de estruturas pertencentes à Trensurb, mas que se confundem aos municípios, como viadutos, passarelas e até mesmo terrenos.

Como exemplos, o viaduto de acesso a Porto Alegre, que contorna a estação rodoviária, ou os viadutos da Inconfidência, em Canoas, e de acesso a Esteio, no entono do Parque de Exposições Assis Brasil.

Propostas para o transporte em Novo Hamburgo

Também durante a reunião, o município de Novo Hamburgo compartilhou uma proposta de melhorias no sistema de transporte na cidade. O projeto, chamado de Transporte para Todos, é baseado em quatro principais eixos: desoneração do ICMS sobre o combustível para os ônibus do sistema municipal de transporte público; destinação de 2% do IPVA arrecadado pelo DAER para um Fundo de Transporte Público; criação de um Conselho Estadual de Transporte Público e o respectivo fundo financiador e, por último, a revisão das gratuidades hoje previstas.