Presidente da Granpal defende redução de impostos e integração de linhas durante audiência sobre transporte metropolitano

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal), prefeito Sebastião Melo, defendeu a redução de impostos durante audiência pública que tratou do transporte metropolitano de passageiros. Na Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (31), Melo também cobrou que os governos federal e estadual não podem se ausentar ao debate. “Os municípios estão sozinhos no olho do furacão e as soluções precisam ser conjuntas”, enfatizou, acrescentando que uma repactuação deve ser realizada.

Melo foi bem enfático ao frisar que o “sistema faliu” e destacou a necessidade de alterativas como a criação de um Fundo Municipal de Mobilidade Urbana, a fim de auxiliar os prefeitos – valor que viria dos impostos. Outras sugestões seriam passagens diferenciadas em horários fora do pico, linhas rápidas e integração dos sistemas metropolitano e intermunicipal. Também abordou a questão das isenções, que acabam onerando o preço da passagem. “Esse é um tema que precisa ser encarado de frente por todos e agora”, sentenciou.

Foto: Giulian Serafim




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique e saiba mais.