Mobilização da Granpal prorroga para 2022 mudança de repasses a hospitais no programa Assistir

Mobilização da Granpal prorroga para 2022 mudança de repasses a hospitais no programa Assistir

Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) receberam nessa segunda-feira (30), em reunião com o governador Eduardo Leite, a garantia de que até janeiro de 2022 seguem inalterados os repasses a hospitais através do Programa Assistir. Até lá, uma comissão formada por representantes da associação e do Executivo irá discutir alternativas ao projeto que cria novos critérios para a distribuição de recursos da saúde, gerando redução de aporte nos hospitais da região. De acordo com levantamento da Granpal, o programa irá gerar perda de R$ 167 milhões para os municípios da área metropolitana.

O presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse que a saúde da Grande Porto Alegre teve uma vitória muito importante para a sua população no final desta tarde. “Ficaram prorrogados os recursos que seriam cortados já a partir desta terça-feira para o final do ano. Também constituímos uma comissão que vai debater o tema nos próximos 40 dias. Vamos construir convergências e a grande vitoriosa será a população gaúcha” disse.

Pela nova proposta do Executivo estadual, apresentada nesta segunda, a ideia é que as reduções comecem a ocorrer a partir de janeiro de 2022 e, até lá, novas alternativas sejam sugeridas. O valor dos repasses se mantém entre agosto e dezembro, com um aporte do Estado de R$ 36 milhões para a Granpal. “Reconheço que seja necessário mais tempo para se discutir caminhos para superação do impasse, desde que com critérios objetivos”, ressaltou o governador.

Estiveram presentes os prefeitos de Canoas, Jairo Jorge; Esteio, Leonardo Pascoal; Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues; São Leopoldo, Ary Vanazzi; Novo Hamburgo, Fátima Daudt; Taquari, André Brito; os vice-prefeitos de Arroio dos Ratos e de Eldorado do Sul, Paulo Azzi e Ricardo Alves; o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior; a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; o chefe da Casa Civil, Artur Lemos; o secretário de Apoio à Gestão e Política Pública, Agostinho Meirelles; entre outros representantes do Estado.

Os 19 municípios que compõem a Granpal representam 36,78% da população do Estado. Somados, os PIBs dessas cidades somam 32,94% da riqueza do RS.

Foto: Mateus Raugust