Assembleia da Granpal debate mudanças nos repasses para a saúde e regionalização do saneamento

Assembleia da Granpal debate mudanças nos repasses para a saúde e regionalização do saneamento

Cachoeirinha sedia nesta quinta-feira (19) a Assembleia-Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A reunião ocorre a partir das 10h, no Auditório do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC — Av. das Indústrias, 750 – Distrito Industrial). O encontro será comandado pelo presidente da entidade e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

As mudanças nas regras para redistribuição de recursos para a saúde, que foram alteradas pelo governo do Estado por meio do Programa Assistir, a proposta de regionalização do saneamento e a crise do transporte público estão entre os pontos a serem debatidos no encontro. Na semana passada, em reunião na Casa Civil, os prefeitos da Granpal pediram maior diálogo e prorrogação no prazo para a implementação do Assistir. De acordo com os gestores, os municípios poderão ter serviços impactados em função da perda de recursos.

Os 19 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) representam 36,78% da população do Estado do Rio Grande do Sul. Somados, os PIBs desses municípios somam 32,94% da riqueza do Estado.