Fórum de Segurança da Granpal debate formação para Guardas Municipais

Fórum de Segurança da Granpal debate formação para Guardas Municipais

Integração e padronização de ações e condutas das Guardas Municipais pautaram o Fórum de Segurança Pública da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), realizado nesta quinta-feira (5), em Novo Hamburgo. O tema havia sido proposto no encontro anterior, em Porto Alegre, quando foi formalizada a retomada dos trabalhos do Fórum. A ideia é que a categoria tenha uma atuação padrão, o que facilitaria a atuação conjunta.

A proposta inclui a possibilidade de compras coletivas, de modo a economizar com a aquisição de grandes quantidades de insumos e suprimentos — que iriam desde uniformes até munição. Os temas serão avaliados em grupos técnicos.

O interesse comum em atividades de formação continuada também foi abordado pelos gestores municipais de segurança. As atividades serão avaliadas a partir de currículo base de formação, que será debatido entre pelo menos dez cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre que contam com órgãos municipais.

As normativas recentes sobre a atuação das Guardas Municipais foram apresentadas pelo anfitrião do evento, general Roberto Jungthon, secretário de Segurança de Novo Hamburgo. O coordenador do fórum é o secretário de Segurança da Capital, Coronel Mário Ikeda.