Granpal defende protocolos únicos para Grande Porto Alegre

Granpal defende protocolos únicos para Grande Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Sebastião Melo, coordenou na manhã desta quarta-feira (5) reunião virtual da entidade. Foram debatidos temas como volta às aulas presenciais, vacinação e a mudança do sistema de bandeiras proposta pelo Governo do Estado. Os prefeitos defenderam que haja um regramento único no novo modelo para a Região Metropolitana.

Melo afirma que os prefeitos estão dispostos a contribuir com a construção desse novo modelo. Os gestores irão enviar uma carta ao governador Eduardo Leite pedindo mais informações sobre o regramento mínimo que será implementado no Estado.

“Entre a carta de intenções e o decreto estadual existe uma distância muito grande. O governador fala em protocolos mínimos e nós, prefeitos da Granpal, queremos discutir quais e como serão esses protocolos”, afirma Melo.

A preocupação dos gestores municipais é como as medidas sanitárias serão implementadas na prática.

“As regras serão apenas para o uso de máscara e distanciamento social ou irão interferir também nas atividades econômicas, como no horário e capacidade de lotação do comércio, serviço, transporte e eventos?”, questiona Melo.

Segundo o presidente da Granpal, cada município tem sua realidade e características próprias.

“Defendemos que o Governo Estadual tenha os alertas sanitários, mas que todos os regramentos fiquem sob a gestão dos prefeitos”, completa o prefeito.

Foto: Alex Rocha, PMPA, divulgação