PREFEITA INCLUI CIDADE EM PROPOSTA DE LINHA DO METRO ATÉ O PÓLO

PREFEITA INCLUI CIDADE EM PROPOSTA DE LINHA DO METRO ATÉ O PÓLO

Estudos indicam, e a disposição da Prefeitura também, para que a cidade de Nova Santa Rita conte com uma extensão da linha do TRENSURB, passando pelo município.

A proposta foi avaliada em encontro da prefeita Margarete Simon Ferretti com o Superintendente de Desenvolvimento e Extensão da TRENSURB, José Cláudio da Silva Sicco, nesta quarta-feira, 17.

ESTAÇÃO EM NOVA SANTA RITA

No encontro, a prefeita apresentou o interesse de que Nova Santa Rita esteja contemplada com uma estação, e também conheceu a proposta de plano de extensão da empresa, que projeta uma linha partindo de Porto Alegre, tendo como final, o Polo Petroquímico, em Triunfo.

A viabilidade de uma estação em Nova Santa Rita foi acatada pela empresa, que salientou os benefícios econômicos e sociais da inciativa.

POTENCIAL EM ESTRUTURA JÁ EXISTENTE

A proposta está inclusa em outras, também de expansão, para outras cidades e regiões, mas temos um diferencial de grande potencial: A linha iria aproveitar a via férrea já hoje existente, para o novo trajeto. “A estrutura já existe, o que faltaria é projetar o modelo de trem para circular, levando em conta que hoje em dia existem modelos modernos de composições, elétricas, que não dependem de linha aérea de energia, e não são poluentes”, disse o superintendente.

A linha teria 22,5 km de extensão, conforme estudos preliminares da TRENSURB, levando em conta que o trajeto contemplaria de forma direta, fluxo em uma região de mais de 80 mil habitantes (apenas nos bairros Mathias Velho e Harmonia, em Canoas ) e 6 mil trabalhadores no Pólo Petroquímico.

“Estamos há disposição para tratar com a empresa o que for necessário para que esta proposta de desenvolvimento se concretize, proporcionando novas alternativas de transporte para nossa cidade”, disse a prefeita Margarete Simon Ferretti.