Número de mortes no trânsito de Canoas em 2018 é o menor dos últimos 10 anos

Número de mortes no trânsito de Canoas em 2018 é o menor dos últimos 10 anos

A Prefeitura de Canoas encerrou 2018 com uma boa notícia na área de trânsito: os canoenses podem comemorar mais um ano de redução da violência no setor. Em 2018, o município registrou o menor índice de vítimas fatais em acidentes de trânsito da década. Se comparado ao ano anterior, a queda representa 19%. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM). Foram 16 registros em vias municipais e nove em vias federais, totalizando 25 casos de janeiro até o início de dezembro.

Para o secretário da pasta, Ademir Zanetti, o trabalho executado pelos servidores da SMTM, em todas as frentes, foi fundamental para reduzir os números. “Além disso, é importante lembrar que o excesso de velocidade é a principal causa dessas mortes. Por isso, muito mais do que uma repressão, a utilização do radar de fiscalização contribui para a conscientização dos motoristas, além de ser um método legal utilizado pelos agentes. As autuações por radar atinge 14% do total de veículos da nossa frota. Ou seja, 86% dos condutores andam dentro da velocidade permitida em Canoas”, salienta Zanetti.

Mesmo com a redução, o motorista canoense ainda comete muitas imprudências no trânsito. Os agentes de fiscalização autuaram 16233 condutores durante esse período. Com a utilização do radar, foram 28163. O desrespeito aos limites de velocidade da via é uma das principais causas de acidentes e uma das atitudes que precisam ser combatidas diariamente.

Para isso, as equipes de educação para o trânsito da SMTM realizaram mais de 160 palestras e 23 blitze educativas, onde foram abordados mais de 7,2 mil veículos e distribuídos mais de 35,6 mil materiais informativos.

Balada Segura

Em 2018, foram realizadas 45 operações Balada Segura em Canoas, sendo cerca de 6,3 mil condutores abordados. Do total de 1207 autuações, 180 estavam relacionadas à alcoolemia. Os números provam o caráter educativo das blitze, uma vez que, se comparado ao ano passado, ocorreu um aumento de 24% no número de abordados, mas uma diminuição de 14% nas autuações.

Além da Balada Segura, as operações Avante, Visibilidade e Sossego também auxiliaram na fiscalização do trânsito na cidade.

Novidades

Para 2019, a Fiscalização de Trânsito vai contar com um aplicativo desenvolvido pela Prefeitura de Canoas. Trata-se do SART, Sistema Automatizado de Registro de Trânsito. De uso exclusivo dos agentes, o aplicativo servirá para registro de boletins de ocorrência, buscas de informações e verificação da situação de veículos e CNHs. Tudo de forma simplificada e com mais agilidade.