Gestantes têm Ioga em Santo Antônio da Patrulha

Gestantes têm Ioga em Santo Antônio da Patrulha

Em Santo Antônio da Patrulha, gestantes estão participando de uma prática diferente, que oferece mais qualidade de vida às mesmas e para seus bebês. A prefeitura, através do Centro de Atenção Psicossocial, da secretaria municipal da Saúde está oferecendo aulas de Ioga para as mamães, o que segundo estudos pode facilitar também, na hora do parto.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Magda Bartikoski, a ação faz parte da retomada do programa Mãe Patrulhense, que além de oferecer o acompanhamento às gestantes do município, contribuirá na luta para que Santo Antônio da Patrulha volte a ter obstetrícia no hospital. A secretária diz que todos os grupos de gestantes do município contarão com a atividade de Ioga.

De acordo com o terapeuta ocupacional, Ricardo Soster, que aplica as aulas para as gestantes, a yoga na gravidez com suas técnicas de respiração, ajudam a gestante a controlar a ansiedade. “As posturas auxiliam a diminuir as dores causadas pela gestação, fortalece o assoalho pélvico, preparando-o para o parto. A recuperação do corpo no pós-parto também é acelerada em mulheres que praticam a Ioga”, explica. Soster diz ainda que o autoconhecimento do corpo, proporcionado pela prática, promove um vínculo maior entre mãe e bebê.

O tema desenvolvido na quinta-feira, (29/06), na ESF Bom Princípio, a pedido das gestantes foi a respiração a ser realizada na hora do parto, visando benefícios durante esse procedimento e também para o bebê.

Foi realizada uma vivência sobre a Respiração Completa, forma correta de respiração, indicada não apenas às gestantes, mas a todos indivíduos. “Este tipo de respiração ajuda nas contratações na hora do parto, pois oxigena o cérebro da mãe e do bebê, liberando endorfina e aliviando as dores. Além disso, é de grande auxílio na hora em que a mãe precisa fazer força no momento do nascimento”.