Iniciam as obras no viaduto entre a ERS 040 e a ERS 118

Iniciam as obras no viaduto entre a ERS 040 e a ERS 118

Uma antiga reivindicação da população da Região Metropolitana enfim será atendida. Em cerimônia realizada ontem (13), em Viamão, foi formalizada a construção do viaduto no entroncamento da ERS 040 com a ERS 118, um dos trechos mais problemáticos de acesso ao Litoral Norte. A obra, estimada em R$ 16 milhões, será realizada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e deve ficar pronta em até 12 meses.

O prefeito de Viamão e presidente da Granpal, André Pacheco, reforçou a importância da parceria entre os municípios e o estado para que soluções em áreas sensíveis, como segurança e mobilidade, sejam ampliadas. “Pensamos em Viamão como um grande eixo de desenvolvimento da Região Metropolitana”, disse. “É uma cidade que vem crescendo e se desenvolvendo, e a relação política tem que ser assim também”, disse, ressaltando que entidades representativas, como a Granpal, devem cada vez mais participar desses debates.

Na oportunidade, também foi inaugurado na cidade o 18º Batalhão da Polícia Militar (18º BPM), localizada no Complexo Ana Jobim (parada 36). De acordo com o governador José Ivo Sartori, que participou das solenidades ao lado da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, trata-se do batalhão mais moderno do Rio Grande do Sul, “uma conquista não apenas da cidade, mas de todos os gaúchos e gaúchas”.

Em seu pronunciamento, Sartori agradeceu o apoio da associação na interlocução de assuntos estratégicos para a área metropolitana. “A Granpal nunca faltou. No começo das conversas, se pensou em colocar um pedágio (no entroncamento entre a 118 e a 040), mas eu, pessoalmente, resolvi tratar essa questão como prioridade do nosso governo”, relatou. Foi necessário, segundo o governador, um esforço muito grande para que a construção do viaduto fosse viabilizada, totalmente com recursos próprios, pela atual situação financeira do estado. “Mas do jeito que está, não pode ficar”, considerou.

Outras obras, projetos e parcerias devem beneficiar os moradores da Grande Porto Alegre em breve. Ao final do encontro, Sartori lembrou que o governo está fechando um acordo com as prefeituras para ampliar os serviços de esgoto e saneamento da Corsan, através de uma PPP que prevê investimentos de R$ 2,3 bilhões ao longo de 35 anos. Há também o trecho da ERS 118 entre Sapucaia do Sul e Gravataí, que está sendo duplicado.

Participaram também das solenidades o vice-governador, José Paulo Cairoli, o secretário dos Transportes, Humberto Brandão Canuso, o diretor-presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, e o deputado estadual Juvir Costella.