Canoas recebe Selo + Turismo do Governo Federal

Canoas recebe Selo + Turismo do Governo Federal

Das mãos do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e do governador do Estado, José Ivo Sartori, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, recebeu o Selo + Turismo. Concedido pelo Governo Federal, nesta segunda-feira (11), em solenidade no Palácio Piratini, o certificado visa priorizar projetos de infraestrutura turística nos municípios. Além de Canoas, no Rio Grande do Sul, foram agraciadas também as cidades de Gramado e Canela.

Com uma linha de crédito de R$ 5 bilhões do Governo Federal, o Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo) pretende financiar infraestrutura pública e privada de turismo em todo o Brasil, além de ações de promoção de destinos, informação ao turista e estudos de planejamento e diagnósticos de mercado.

Com o Prodetur + Turismo, os municípios gaúchos – especialmente Canoas, Gramado e Canela – terão acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sartori ressaltou que promover o turismo é fortalecer um setor que contribui com a economia em diferentes esferas e que permite avançar o desenvolvimento. “O turismo gera emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Esse projeto incentiva melhorias na infraestrutura e no atendimento ao turista”, disse.

Conforme o ministro Lummertz, em 2017, um em cada cinco postos de trabalho criados são gerados pelo segmento do turismo. “As pessoas e o consumo mudaram, elas querem viajar. Temos um espaço muito grande para crescer. O Brasil é um país que ainda é jovem e se propõe a ser moderno, mas ainda é muito conservador e tem dificuldade de mudança”, disse.

Para Busato, a entrega do Selo + Turismo para Canoas ao lado de Gramado e Canela, que são tradicionais destinos turísticos gaúchos, é uma honra e também uma responsabilidade. “A partir deste certificado, os nossos projetos na área da infraestrutura serão priorizados pelo Ministério do Turismo. Na prática, são recursos que serão destinados para melhorar o dia a dia do canoenses”, afirmou.

Também estiveram presentes o secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, o secretário de Comunicação, Rodrigo Ferrari, o secretário-adjunto da Cultura e do Turismo, Eduardo Quintana, e o vereador Eric Douglas Dorneles Feijó.

Tags:
,