Skate Park de Cachoeirinha deverá ser o melhor do Estado

Skate Park de Cachoeirinha deverá ser o melhor do Estado

O Skate Park Cachoeirinha, cuja obra está em fase inicial e deve ser concluída em quatro meses, na praça no Grêmio Esportivo Palmeirinha, no bairro Ponta Porã, deverá ser um dos mais modernos do Estado, com capacidade para sediar, inclusive, campeonatos nacionais. A avaliação é do deputado federal Danrlei de Deus, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 700 mil para a construção do espaço esportivo.

Acompanhado do prefeito Miki Breier, do secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos Elvis Valcarenghi, entre outras autoridades, Danrlei revelou a importância do investimento: “não é apenas a prática do Skate que será beneficiada com um espaço seguro e qualificado, mas também as famílias, que terão um ponto de encontro na praça que será revitalizada”.

Obra do Skate Park Cachoeirinha está em fase inicial.

Conforme Elvis, a área onde a obra está sendo construída tem três mil m² e abrigará uma pista de 1,3 mil m², com obstáculos desde os mais simples até os mais complexos, além de uma academia ao ar livre de 108 m², espaço para caminhadas e bancos. Para o prefeito Miki, a ideia é que o local torne-se um espaço de convivência para toda a comunidade, que poderá se reunir em torno do esporte.

O presidente a União de Skatistas de Cachoeirinha, Mateus Braga, lembra que o projeto do Skate Park poderá ser complementado com campo de futebol, banheiros, pista de caminhada e iluminação, através de outra emenda parlamentar, de R$ 250 mil, da deputada federal Maria do Rosário. “Nossos planos para a praça inteira, é que ela tenha uma infraestrutura que possa suprir a necessidade de lazer para os moradores de Cachoeirinha. Pensamos em uma praça que será referência em lazer para a cidade”, esclareceu ele.

Cachoeirinha no cenário nacional

A União dos Skatistas de Cachoeirinha (USC), associação que foi criada em 2014 para, entre outras coisas, reivindicar a instalação de uma pista de skate na cidade, está otimista com a obra. Para Matheus Rosa, integrante da organização, “foram muitos anos de luta, buscando junto ao poder público apoio para a construção deste espaço. Finalmente, vencidos os trâmites legais, estamos vendo este projeto tomar forma e agora podemos alçar voos maiores, trazendo para a cidade campeonatos profissionais de Skate, colocando Cachoeirinha no cenário nacional”, revelou ele.

E Cachoeirinha já tem seu representante neste cenário: é o skatista João Lucas “Xuxu”. Um dos nomes mais promissores da nova geração de skatistas amadores do Brasil e atual Campeão Brasileiro Amador de Street Skate.

O esportista está em Barcelona, na Espanha, onde vai disputar, na próxima semana o Extreme Barcelona, evento de esportes de ação que acontece anualmente na cidade espanhola. Ano passado ele conquistou o terceiro lugar na competição.