Prefeitura de Canoas entrega Selo Amigo do Reciclador a 27 instituições da cidade

Prefeitura de Canoas entrega Selo Amigo do Reciclador a 27 instituições da cidade

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), entregou, nesta quarta-feira (6), o Selo Amigo do Reciclador a 27 instituições do município que realizaram coleta seletiva no último ano. Fora reconhecidas empresas, hotéis, condomínios e associações que contribuíram com o meio ambiente e realizaram a gestão adequada de resíduos.

O Selo Amigo do Reciclador, entregue anualmente, é um reconhecimento pelo engajamento de organizações que fazem a destinação correta do lixo, colocando-o de maneira separada para recolhimento. O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente.

O diretor de Resíduos e Coleta Seletiva da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Luiz Carlos Júnior, comemorou o fato que, a cada ano, novas empresas estão aderindo à prática. “Em cada premiação, temos um maior número de participantes. Isso mostra que as empresas e outras organizações de Canoas têm detectado a importância da coleta seletiva”, frisou.

Podem participar indústrias, comércios, instituições de ensino público e privado; associações de bairros e similares; organizações não governamentais; empresas prestadoras de serviços; condomínios residenciais. Para aderir, é necessário fazer cadastro na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica na rua Ipiranga, nº 120, ou pelo telefone 0800 510 1234.

Benefícios para o meio ambiente e economia

A coletiva seletiva traz benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a economia da cidade duplamente, já que reduz o custo para o processo do lixo e gera emprego e renda aos recicladores. Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Quando vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Quando a coleta seletiva existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários.

O coordenador da Cooperativa Coopcamate, Flávio Aguiar, destacou a importância da coleta seletiva para a geração de empregos. “Quero agradecer a todas as empresas que colaboraram fazendo a coleta seletiva. Algumas vezes, elas não têm a ideia de como isso é importante. Há inúmeras famílias que se alimentam e vivem com a renda produzida com a reciclagem”, afirmou.

O engenheiro Sérgio Boniatti, presidente do Clube dos Empregados da Petrobras, entidade que recebeu o selo na cerimônia, agradeceu a Prefeitura de Canoas pela promoção do evento e pelo cuidado com ambiente. “É uma satisfação muito grande saber que a simples atitude de separar os resíduos produz algo de bom para a sociedade. Parabéns prefeitura pela iniciativa”, disse.

Confira as instituições agraciadas com o Selo Amigo do Reciclador:

1. AGCO DO BRASIL COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA
2. ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE DEFICIENTES FÍSICOS – ACADEF
3. ATRÍO HOTÉIS S/A
4. BANRISUL ARMAZÉNS GERAIS S/A. – BAGERGS
5. BUCHER HIDRAÚLICA LTDA.
6. CONDOMÍNIO CANOAS SHOPPING CENTER – CANOAS SHOPPING
7. COOPERATIVA CENTRAL DE COOPERATIVAS UNIMED RS LTDA.
8. PRIMO TEDESCO S/A.
9. STE SERVIÇOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA S/A.
10. CONDOMÍNIO ALTA VISTA
11. CONDOMÍNIO HORIZONTAL RESIDENCIAL QUINTAS DO LAGO
12. CONDOMÍNIO RESIDENCIAL QUINTA DO MOINHOS
13. CANOASPREV
14. CLUBE DOS EMPREGADOS DA PETROBRÁS – CEPE
15. COMPANHIA ULTRAGAZ S/A.
16. CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VILLA FLORENÇA
17. SOCIEDADE PORVIR CIENTÍFICO – UNILASALLE
18. CONDOMÍNIO VILA ROSA
19. VIVA VIDA CLUBE CENTRO
20. VIVA VIDA CLUBE MOINHOS
21. CONDOMÍNIO BAVÁRIA
22. BUSCLE E LEPPER S.A.
23. HENRIQUE STEFANI TRANSPORTE E LOGÍSTICA LTDA
24. PLA MÁQUINAS PULVERIZADORAS E FERTILIZADORAS S.A.
25. COPAGAZ DISTRIBUIDORA DE GÁS S.A.
26. MAZZOCO, MAZZOCO E BERNARDON LTDA – CHURRASCARIA JARDIM DO LAGO
27. ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DE CANOAS – HNSG