Esteio estuda implantação de república para pessoas em situação de rua

Esteio estuda implantação de república para pessoas em situação de rua

O fundador e presidente da Central Única das Favelas no Rio Grande do Sul (Cufa-RS), Manoel Soares, realizou uma visita, nesta segunda-feira (4), ao Centro Municipal de Educação, Cultura e Inclusão Social (Cmecis) de Esteio. A Prefeitura estuda implantar, no local, uma república destinada a receber pessoas em situação de rua. Manoel foi recebido pela secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara.

Pela iniciativa, seriam atendidas pessoas maiores de 18 anos em estado de abandono e que buscam a reinserção na sociedade. O local funcionará como uma residência, onde os abrigados poderão passar o dia e a noite. Ao todo, serão 20 vagas, sendo 15 para homens e cinco para mulheres. Além disso, a república terá oficinas de inclusão produtiva e de entrada no mercado de trabalho. A previsão de início de atendimento é o final de julho.

A Cufa-RS já possui atuação na operacionalização de serviços semelhantes, em parceria com o Poder Público em Porto Alegre, com projetos como uma república para jovens e adultos, a República Juntos, na Vila Ipiranga, e o Centro da Juventude da Vila Cruzeiro. Em dezembro do ano passado, o prefeito Leonardo Pascoal e a secretária Tatiana estiveram na Capital gaúcha conhecendo as duas iniciativas.

Tags:
,