Canoenses têm novo canal de comunicação com a prefeitura

Canoenses têm novo canal de comunicação com a prefeitura

Os canoenses já contam com mais um canal de comunicação com a Prefeitura, o sistema de ouvidoria e-Ouv. A plataforma vai proporcionar um gerenciamento inteligente das demandas da sociedade como dúvidas, reclamações e sugestões, através de um link, no site da Prefeitura, onde a população poderá registrar e acompanhar os seus pedidos. Uma cerimônia no auditório Sady Schiwitz marcou o início da operação do sistema em Canoas.

O serviço foi fornecido gratuitamente pelo Governo Federal. Ele pode ser acessado tanto pelo computador, como pelo celular ou tablet. O e-Ouv facilita o registro da manifestação, pois o cidadão deverá preencher um formulário disponível em uma única página, podendo inclusive inserir anexos. Com um clique, será possível entrar com recurso, caso o cidadão não fique satisfeito com a resposta.

O sistema permite ainda a elaboração de relatórios qualificados, promovendo a melhoria na gestão da Rede de Ouvidoria, através de indicadores de atendimento e contribuindo para a melhoria dos serviços públicos. O gestor do e-Ouv no município tem acesso à relação de demandas recebidas pela plataforma através de gráficos que apontam quais são as principais preocupações dos cidadãos.

A controladora-geral do município, Mari Mantelli, destacou que o sistema é uma ampliação das ferramentas de transparência aplicadas por Canoas. “A implementação do sistema e-Ouv era um comprometimento da gestão atual. Por isso, este é um momento especial para a Controladoria”, comemorou.

O superintendente da Controladoria Geral da União no Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Rambo, elogiou a iniciativa de Canoas e afirmou que ela deve ser copiada por outras cidade. “Há poucas cidade no Brasil, com o porte de Canoas, que aderiram ao sistema. A cidade é pioneira da implantação do e-Ouv e, com certeza, servirá de exemplo para outros municípios do país”.

Já o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, observou que o e-Ouv é uma ferramenta de exercício da democracia. “O canoense vai poder exercer a cidadania através do sistema, que tem a chance de fazer as suas observações sobre a gestão pública e também ajudar a construir políticas que atendam suas necessidades”, enfatizou.

O e-Ouv pode ser acessado através do site da Prefeitura de Canoas na opção Serviços em Destaque, no link Ouvidoria Municipal on-line. O prazo para resposta é de vinte dias, prorrogável por mais dez dias, mediante justificativa. Caso não seja possível atendê-lo dentro deste prazo, a ouvidoria deverá informar sobre os encaminhamentos, as etapas e os prazos previstos para uma resposta conclusiva, ou solicitar informações adicionais. As manifestações apresentadas ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv) entre 19h e 23h59 serão consideradas como se tivessem sido realizadas no dia útil seguinte e a contagem só começará a partir do primeiro dia útil posterior.

 

Tags:
,