André Pacheco é o novo presidente da Granpal

André Pacheco é o novo presidente da Granpal

O prefeito de Viamão, André Pacheco, é o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e do Consórcio Metropolitano para o período 2018-2019. A cerimônia de posse foi realizada ontem à noite, na sede da entidade, em Porto Alegre. Chefes do Executivo de várias cidades da região – entre eles o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, que deixa o cargo – acompanharam a solenidade. 

No seu pronunciamento, Pacheco falou da importância da associação para que os municípios avancem em soluções integradas para melhorar o serviço público prestado na região. “Nosso principal objetivo, como prefeitos, é atender bem a comunidade. Nós temos esse compromisso. A Granpal seguirá avançando com esse espírito coletivo para fortalecer a região, representar interesses em comum e debater programas de desenvolvimento integrado”, disse. 

O presidente destacou a importância de dar sequência aos trabalhos iniciados na gestão anterior e de ampliar serviços e debates, como as compras compartilhadas que barateiam custos das prefeituras e os grupos de trabalho sobre temas estratégicos como segurança pública, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos. Ressaltou ainda o caráter suprapartidário da associação. “Vivemos um momento de muitas dificuldades, mas a Granpal é um coletivo de todos os partidos e políticos da Região. Nós temos que seguir trabalhando juntos”, convocou. 

Antes de inaugurar sua foto na galeria de ex-presidentes da associação, Luiz Carlos Busato fez um breve balanço de sua gestão. Agradeceu o trabalho de toda a equipe da Granpal, especialmente do diretor-executivo José Calvi, e defendeu também a sequência e o fortalecimento das atividades iniciadas em 2017. “É essa união que temos aqui na Granpal que faz a diferença no trabalho que realizamos nos nossos próprios municípios. Juntos, conseguimos economizar recursos vultuosos e avançar em temas que são do interesse de todos, como é o caso do cercamento eletrônico e demais alternativas para melhorar a segurança pública da região”, resumiu. 

Entre as autoridades presentes estavam os prefeitos Miki Breier (Cachoeirinha), Leonardo Pascoal (Esteio), Margarete Ferretti (Nova Santa Rita), Nelson Marquezan Jr. (Porto Alegre), Daiçon Maciel (Santo Antônio da Patrulha) e Luiz Rogério Link (Sapucaia do Sul). O vice de Gravataí, Áureo Tedesco, o novo diretor da Granpal, Ederson Machado Santos (o Dedo), o ex-secretário de Segurança Pública de Canoas, Delegado Ranolfo Vieira, e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, também participaram da cerimônia. Na ocasião, foi lançado um relatório com a principais realizações da gestão 2017-2018.