Consórcio Metropolitano intensifica aquisições de produtos e serviços

Consórcio Metropolitano intensifica aquisições de produtos e serviços

Uma das principais atribuições do Consórcio Metropolitano (CM) administrado pela Granpal é proporcionar economia aos municípios através de compras compartilhadas de produtos e serviços. Nesta quinta-feira (1), na assembleia de março da entidade, um balanço dos pregões realizados desde 2017 foi apresentado aos prefeitos. 

Pelo menos sete licitações já tiveram as atas assinadas e estão em execução. Destaque para a parceria com o Codepampa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa) para a aquisição de medicamentos, que resultou em uma economia total de R$ 53,7 milhões para os 18 municípios que participaram do processo. 

“Ter mais eficiência administrativa é a missão de todos os prefeitos”, apontou o presidente da associação e do CM, o prefeito de Canoas Luiz Carlos Busato. Para ele, alternativas como essa são fundamentais para a saúde dos cofres municipais. “O consórcio está à nossa disposição, com um amplo leque de opções para baratear os custos das prefeituras”, disse.

Confira a lista com outros produtos e serviços licitados que já estão disponíveis aos municípios da Granpal:

  • Sistema de gestão de frotas: Aplicativo para o controle completo dos fluxos de veículos oficiais (apresentado pelos desenvolvedores na assembleia de junho de 2017)
  • Mochilas escolares: Em dois tamanhos, com a opção de impressão do brasão da prefeitura
  • Mobiliário: Conjuntos de mesa e cadeiras para alunos e professores, estações de trabalho, armários, gaveteiros etc.
  • Kits escolares: Cadernos, canetas, lápis, borrachas, estojos, pincéis, tintas etc.
  • Acervo bibliográfico: Mais de 700 títulos entre livros didáticos e diferentes categorias literárias (maioria infanto-juvenil)

Outras licitações ainda dependem de detalhes para iniciarem. São referentes à aquisição de aparelhos de ar condicionado, pneus e câmaras, material odontológico e para demais procedimentos para saúde, EPIs e uniformes para guardas municipais, além da contratação de serviços de recadastramento imobiliário e de um sistema de gestão escolar.

Na assembleia também foram aprovados, por unanimidade, o estatuto e o regimento do Consórcio Municipal. No próximo encontro, marcado para o dia 12 de abril, o prefeito de Viamão André Pacheco tomará posse como presidente da Granpal para o período 2018-2019.

Além de Busato e Pacheco, participaram também os prefeitos de Esteio, Leonardo Pascoal, e de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, além de representantes das prefeituras de Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.