Ecoponto de Guaíba registra números positivos no primeiro mês de atividade

Ecoponto de Guaíba registra números positivos no primeiro mês de atividade

Após um mês de operação, o ecoponto instalado na Colina, em Guaíba, traz números expressivos quanto à limpeza e organização do bairro. Ao todo, foram recolhidos mais de 260 metros cúbicos de materiais diversos, 80 metros cúbicos de restos de podas de árvores e 200 litros de óleos de cozinha.

“Essa questão dos óleos foi a que mais nos surpreendeu, afinal nunca havia sido recolhido em Guaíba. A população, ao trazer para cá, evita que esse óleo vá pelas ralos da cozinha, pelos esgotos e, consequentemente, para as águas do Guaíba. Uma atitude que nos deixou muito satisfeitos”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Selito Carboni.

Um dos fatores que mais chama a atenção dos moradores é a organização, sobretudo na área exclusiva de materiais prontos para reciclagem. O entendimento da população a respeito das vantagens do ecoponto também foi um processo positivo:

“A Colina está limpa, os moradores compreenderam e responderam bem. A toda hora, chega material. Só temos a agradecer e acredito que o mesmo acontecerá com os demais bairros que serão contemplados com o ecoponto. Por sinal, convido os guaibenses a virem ao ecoponto para entenderem como é, observarem e formarem opinião sobre esse sistema, que só traz benefícios a todos”, completou.

Morador da Colina há 27 anos, Eliéser Duarte, elogiou o serviço:

“A gente passava e via o descaso nas ruas, nas esquinas, principalmente com estofados e galhos atirados, principalmente nas ruas X Um e X Dois. O ecoponto está tratando de tudo isso e a cidade está mais limpa. Eu, inclusive, disponho de transporte e auxilio alguns vizinhos. Ou seja, estou sempre trazendo material para cá”, comentou.

Turco, que mantém empresa de autopeças ao lado do ecoponto, também avaliou a novidade:

“Não está me causando transtorno nenhum, pelo contrário: ficou mais organizado e mais limpo. Os moradores, com certeza, devem estar gostando, até porque ninguém gosta de lixo. Sou vizinho do lado, estou acompanhando tudo e o ecoponto só nos trouxe melhoras”, disse.

Ainda em janeiro, será inaugurado mais uma unidade. Dessa vez, para beneficiar moradores do bairro Santa Rita.

O que são ecopontos?

Os ecopontos são locais adequados para a população fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais e aparelhos eletroeletrônicos. O descarte correto, além de sustentável, gera economia e evita o entupimento de bueiros e enchentes nas vias públicas.