Gravataí anuncia ampliação da capacidade energética no Aterro Sanitário

Gravataí anuncia ampliação da capacidade energética no Aterro Sanitário

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, anunciou nesta segunda-feira (7) o aumento da capacidade de fornecimento de energia junto ao Aterro Sanitário. O equipamento – um transformador de 225 KVA – será utilizado para alimentar uma Usina de Transformação de Resíduos e proporcionará melhores condições de trabalho para os catadores da coleta seletiva, que hoje atendem 80% do território do município.  

Na visão do prefeito, os catadores desempenham uma tarefa fundamental para a cidade, auxiliando na manutenção da limpeza urbana e na preservação do meio ambiente, através da separação e destinação correta de resíduos. “Após expandirmos a cobertura da coleta seletiva em Gravataí e investirmos na aquisição de melhores equipamentos de trabalho para os catadores, estamos felizes em anunciar a ampliação energética para melhor aproveitamento e resultado final do trabalho. Os equipamentos que serão usados para beneficiar plásticos, agregando valor de mercado, necessitam do suporte energético autorizado hoje”, iniciou Marco Alba. 

“Acreditamos que só cumprimos nossa missão com ações concretas que levem a resultados práticos. Esse investimento é mais uma forma de reconhecimento, valorização e respeito pelo ser humano e pelos trabalhadores da coleta seletiva de Gravataí”, completou o prefeito, referindo aos membros da Cootracar – Cooperativa de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização e da Arsari (Associação de Reciclagem Santa Rita). 

A primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, que coordena o programa de conscientização ambiental Gravataí eu Faço por Ti, disse em seu pronunciamento que “é fã do trabalho dos catadores” e sempre que possível acompanha os alunos das escolas da cidade em visitas ao Aterro. “Fico extremamente feliz em ver que a luta de tantos anos de vocês está finalmente tendo resultados concretos e positivos. Vocês são merecedores”, elogiou Patrícia.

A deficiência energética para a realização do trabalho diário dos catadores é uma etapa vencida para o coordenador geral da Cootracar, Gilmar da Silva, popularmente conhecido como Baixinho. “O Marco teve a sensibilidade de entender a nossa dificuldade e está trabalhando para resolver os entraves do nosso serviço. Ele trouxe mais essa solução para nós, que estamos muito gratos por tratar igual os desiguais”, agradeceu. 

Sobre a obra

A assinatura de ordem de início deu autorização para a instalação de um transformador de 225 KVA com disjuntor geral de 350 amperes no Aterro Sanitário Metropolitano Santa Tecla que será utilizado para alimentar uma Usina de Transformação de Resíduos. A obra será executada pela instaladora elétrica Mercúrio, está estimada em R$ 25.575,00 e tem prazo de execução previsto de sete dias úteis.

Presenças

Também participaram do ato, que contou com a apresentação do cantor nativista Marco Lima e um almoço de integração, o secretário municipal de Serviços Urbanos Francisco Pinho; o secretário substituto da pasta Paulo Garcia; o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente Jackson Müller e seu adjunto Rafael Evaldt; o titular da pasta Para Assuntos de Segurança Pública Flávio Lopes; o secretário de Governança e Comunicação Claiton Manfro e a secretária substituta da pasta Anna Fonseca; a presidente da Arsari Silvia Denise e o vice-presidente Gelson da Silva – o Sarará; o representante da empresa Mercúrio, Inácio Perim; demais membros do governo e das associações.