Novos prefeitos da região Metropolitana planejam ações para Granpal

Novos prefeitos da região Metropolitana planejam ações para Granpal

Iniciando seus mandatos em um período desafiador, prefeitos e prefeitas dos municípios consorciados da Granpal realizaram sua primeira Assembleia Geral Ordinária esta quinta-feira (23), em Porto Alegre. O encontro foi conduzido pelo atual presidente da entidade, Vilmar Ballin, que seguirá no cargo até a eleição do próximo mandatário, agendada para o dia 10 de março.

O ex-prefeito de Sapucaia do Sul ressaltou a importância da união dos gestores neste contexto de crise. “Concentramos 1/3 do PIB do Rio Grande do Sul, e temos problemas na mesma proporção. A nossa convergência permite uma articulação relevante em torno das políticas públicas metropolitanas”, disse.

Com representantes de 11 municípios, a reunião contou com uma palestra especial da cientista política Elis Radmann. Diretora do Instituto IPO, ela traçou diretrizes para uma boa avaliação dos prefeitos por parte da opinião pública. “A população observa o trabalho a partir de três elementos: bons serviços, capacidade de articulação política e comunicação. Eles formam um tripé, e se uma dessas partes não for bem observada, tudo pode ser prejudicado”, orientou.

Após a apresentação formal das atividades da Granpal, realizada pela Diretora Executiva Cecília de Andrade, os prefeitos aprovaram uma parceria com o Consórcio do Pampa. Representada por seu Secretário Executivo, Dudu Colombo, a entidade passará a aderir às atas de registro de preço dos processos licitatórios – garantindo preços ainda mais competitivos. O encontro também marcou o retorno da cidade de Cachoeirinha ao consórcio.

Participaram da Assembleia Geral Ordinária gestores de Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão.