Reunião na Granpal debate ações para qualificar as Guardas Municipais

Reunião na Granpal debate ações para qualificar as Guardas Municipais

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) sediou nesta terça-feira (21) a reunião da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (ASGMUSP). Com foco na redução de custos, foram apresentadas ideias e ações realizadas para melhorar a segurança pública municipal.

Na abertura do encontro, o presidente da ASGMUSP, André da Silva Brito, afirmou que as ações da entidade buscam representatividade para a classe, unindo esforços com a Granpal para a redução de custos. “A associação tem um papel representativo para a classe, mediando junto com as outras organizações também para diminuir custos”, frisou.

As ações desenvolvidas pela Granpal, através do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Pública, foram apresentadas pelo coordenador do grupo, Alexandre Cunha. Dentre elas, enfatizou que a padronização da identidade das guardas municipais na região foi o foco dos esforços da comissão. Além disso, estima-se uma redução de até 40% nos custos de alguns itens na aquisição compartilhada de equipamentos para as GMs.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Ranolfo Vieira Júnior, parabenizou o trabalho do GT e destacou a importância da padronização das guardas como valorização da identidade. Ele lembrou que esse é um desejo antigo dos operadores da área.

O Sistema de Formação Integrado das Guardas Municipais também foi pauta do encontro. A diretora da Granpal, Cecília de Andrade, pontuou que o método valoriza os talentos que existem dentro de cada GM e corrobora para a diminuição de despesas na preparação dos profissionais da área.

Estiveram presentes, entre secretários de Segurança Pública, comandantes e agentes das Guardas Municipais de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul e Torres.