Modelo da Granpal é compartilhado com gestores de segurança pública do RS

Modelo da Granpal é compartilhado com gestores de segurança pública do RS

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) sediou esta terça-feira (30) a reunião da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP). Secretários e chefes de guardas municipais de 14 municípios da grande Porto Alegre e de outras regiões, como Caxias do Sul, Pelotas e Santa Cruz do Sul conheceram a proposta da Granpal para a aquisição de equipamentos para as guardas por meio do Consórcio Metropolitano.

Uma comissão técnica está elaborando um edital de Registro de Preços para compras de uniformes, veículos, sistemas informatizados de gestão e equipamentos de uso comum às guardas da Região Metropolitana.

Os demais municípios do RS poderiam se beneficiar do edital por meio de cooperação técnica entre outras associações ou consórcios.

O grupo também trabalha em um projeto de sistema integrado de formação das guardas municipais.

“A proposta permite dar mais força às guardas municipais por meio da parceria com as associações, atendendo aos anseios da sociedade”, ressaltou o presidente da ASGMUSP e secretário de Segurança de Cachoeirinha, João Paulo Martins. 

Municípios participantes: Cachoeirinha, Canoas, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.