Lideranças participam de seminário Ideias para uma vida melhor nas cidades

Lideranças participam de seminário Ideias para uma vida melhor nas cidades

Em realização pelos 30 anos da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – Granpal, presidida pelo prefeito Marco Alba, ocorreu nesta quarta-feira, 16, o seminário ‘Ideias para uma vida melhor nas cidades’. Com uma série de debates, o grupo formado por prefeitos, autoridades e especialistas, participou de uma série de painéis ao longo do dia sobre as temáticas ‘Infraestrutura e concessões privadas’, ‘Desafios e caminhos para modernização das cidades’, ‘Segurança Pública em foco’, ‘Meio ambiente e o desafio dos resíduos sólidos, prevenção de cheia nas bacias hidrográfica Sinos, Gravataí e Delta do Jacuí’ e ‘Gestão responsável e transparente’. O evento contou com um público formado por cerca de 250 pessoas.

“A entidade completa 30 anos consciente de sua imensa responsabilidade. Nos municípios estamos mais próximos de onde a vida acontece. E como tudo passa pelo princípio de uma gestão que prime pela vida das pessoas, temos obrigação de trabalhar nesse sentido. Queremos mudar a lógica atual, construindo novos caminhos para a gestão nas cidades”, disse o presidente da Granpal e prefeito de Gravataí, Marco Alba durante a abertura do evento.

O secretário Estadual do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento, Cristiano Tatsch, representou o governo do Estado no evento. O secretário parabenizou a associação pela realização do evento, lembrando que as 14 cidades da associação representam 3 milhões de habitantes e 40% do PIB do Rio Grande do Sul.

 

Rota da Mobilidade

O primeiro painel reuniu o presidente da Granpal, Marco Alba, o secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor-presidente e de Operações da Triunfo Concepa, Thiago Vitorello. Com mediação de Andressa Xavier, o debate tratou sobre a temática ‘Infraestrutura e concessões privadas’, com foco na Rota da Mobilidade, estudo apresentado pela Granpal para o solucionamento de investimentos em infraestrutura e melhoria de estradas na Região Metropolitana, passando pelas rodovias ERS 118, 020, 030, 040 e Estrada do Mar, entre outras.

O secretário Pedro Westphalen ressaltou que “o governo do Estado entende a necessidade de resolver a temática e está disposto a buscar uma solução conjunta para os problemas de infraestrutura no Rio Grande do Sul’.

Já o diretor da Triunfo Concepa, Thiago Vitorello, ressaltou que a Free Way é reconhecida como uma das melhores rodovias do País e que, investimentos como a quarta faixa, obra realizada recentemente pela empresa, resultam em importantes resultados, como a redução de acidentes, além da melhoria na mobilidade urbana.

O presidente Marco Alba colocou o estudo denominado ‘Rota da Mobilidade’ à disposição do Governo do RS, para que, juntos, Estado e Granpal possam discutir alternativas para a construção de alternativas e a solução de questões de infraestrutura fundamentais para a Região Metropolitana.

 

Discutindo as cidades

Ainda durante a manhã, ocorreu o painel ‘Desafios e caminhos para modernização das cidades’. A mediação foi feita pela jornalista Rosane Oliveira. O coordenador do Núcleo de Porto Alegre da Rede INCT Observatório das Metrópoles, Paulo Soares defendeu “uma gestão democrática das cidades, solucionando desigualdades sociais que persistem nas cidades das Região Metropolitana”. Já a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, destacou que é preciso que os municípios tenham um plano de voo. “Em um momento de crise como o atual, é fundamental que as cidades tenham uma meta a alcançar”, disse. O prefeito Jairo Jorge finalizou, destacando que “é preciso uma governança mais ampla, que traga os caminhos para solucionar as demandas das cidades”.

 

Segurança Pública no foco dos debates

O painel ‘Segurança Pública em foco’ contou com a presença de especialistas no assunto e discutiu medidas para solucionar o problema que afeta diretamente as cidades da Região Metropolitana. Segundo o vice-prefeito da Capital, Sebastião Melo, é preciso um trabalho interligado entre as forças de segurança e os órgãos dos municípios. “Em Porto Alegre, criamos os Centros Integrados de Comando. Este instrumento é utilizado pelas forças policiais”, falou. Melo propôs que o debate pela mudança na segurança pública seja feito pela Granpal. “Não se pode transferir para as guardas o papel da Brigada Militar, mas é preciso discutir como fazer essa mudança”, disse.

O secretário Estadual de Segurança, Wantuir Jacini, destacou a solução deve ser integrada. Já o conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rodrigo Ghiringhelli, lembrou que o debate é fundamental para que uma solução seja encontrada.

 

Meio ambiente

Durante a tarde, o painel ‘Meio ambiente e o desafio dos resíduos sólidos, prevenção de cheia nas bacias hidrográfica Sinos, Gravataí e Delta do Jacuí’. O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, falou sobre o Plano de Saneamento Básico. “Fizemos o Plano, mas agora temos o desafio maior, que é de colocar em aplicação o estudo realizado”. O promotor Daniel Martini ressaltou que “é preciso uma solução consorciada entre os municípios para os problemas de resíduos sólidos”. Já o superintendente da Metroplan, Pedro Bish Neto, falou sobre o trabalho do órgão, que realizou o encaminhamento de soluções para questões das cheias nas cidades da Região Metropolitana.

O biólogo Jackson Müller encerrou o debate, lembrando que é preciso que órgãos privados e públicos executem suas funções na destinação correta de resíduos e assumam suas responsabilidades nas questões ambientais.

 

Gestão responsável e transparente

O seminário da Granpal foi finalizado com o debate ‘Gestão responsável e transparente’, com a participação do vice-presidente do Instituto Rui Barbosa, Cezar Miola, o professor da Fundação Getúlio Vargas/Ebape, Robert Gregory Michener e o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto.

O debate realizado pelos participantes e mediado pela jornalista Giane Guerra, teve como foco a gestão nos municípios e as ferramentas de transparências fundamentais para a administração das cidades. O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado e vice-presidente do Instituto Rui Barbosa, Cezar Miola, destacou questões fundamentais para a gestão dos municípios. “Destaco o planejamento, o controle interno e externo, a governança, a receita, a qualidade do gasto público e a transparência”.

 

Seminário

O seminário foi realizado pela Granpal, Consórcio Metropolitano da Região Metropolitana de Porto Alegre e Rádio Gaúcha; com apoio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesul, Positivo e Critério.

_________________________________________________

Fotos: Carlos Isidoro-PMG/ Texto: Nataniel Corrêa