Granpal reúne ex-presidentes em inauguração de galeria

Granpal reúne ex-presidentes em inauguração de galeria

Para comemorar seus 30 anos de atuação, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) reuniu prefeitos, ex-prefeitos e líderes políticos do Estado na inauguração da galeria dos ex-presidentes. O evento ocorreu esta quinta-feira (17), na sede da entidade, em Porto Alegre, juntamente com o lançamento da Revista Granpal.

O presidente da associação e prefeito de Gravataí, Marco Alba, destacou a importância da modelagem associativa que a entidade representa para melhorar a vida das pessoas. “Vivemos uma cultura política que estimula um a derrubar o outro. Há uma clara necessidade de romper esse modelo. Para avançar, os municípios precisam se unir para encontrarem soluções conjuntas, com resultados que melhorem a vida das pessoas”, relatou.

Para Alba, a situação de insegurança é um exemplo disso: “há 40 anos, falamos de falta de policiamento e continuamos na mesma situação”. “Além da urgência em rediscutir o Pacto Federativo, os municípios precisam participar da construção das políticas públicas desenhadas pelo Governo Federal. Hoje, somos apenas executores dos projetos da União. E não apenas não somos consultados, mas também temos de pagar a conta e arcar com toda a responsabilidade de sua execução”, criticou o presidente.

O diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Pedro Bisch Neto, ressaltou que a Granpal se consolida como a principal interlocutora da Região Metropolitana. “Só tenho a reconhecer que é a principal fonte de inspiração, canalizando o que é de interesse comum”, falou.

O presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, parabenizou o trabalho da associação, que representa os anseios de três milhões de pessoas em cidades estratégicas do Estado. Representando os ex-presidentes, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, reforçou o momento marcante na história da associação. “Se atuarmos de forma conjunta, integrada e articulada, fortalecemos nossa gestão plural”, analisou o prefeito.

Para Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre e um dos ex-presidentes da Granpal, os problemas devem ser equacionados na relação entre os municípios. “Não tem mais como pensar a Região Metropolitana de forma isolada”, pontuou.  O diálogo aberto entre os municípios foi elogiado pela vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo. “Ao fomentar a cooperação, temos estruturado políticas propositivas para enfrentar os problemas comuns às administrações municipais”, disse.

“Vejo que aquela semente que meu pai plantou gerou frutos e hoje está forte e imponente”, disse Carlos Kopittke, filho do primeiro presidente da associação, Karl Heinz Kopittke, ex-prefeito de Campo Bom.

Seguindo o debate de pautas importantes da região, a Granpal também anunciou a realização de um seminário em março de 2016.