Granpal debate repasses financeiros com Secretaria Estadual de Saúde

Granpal debate repasses financeiros com Secretaria Estadual de Saúde

Presidente da entidade, prefeito Marco Alba coordenou reunião com o secretário João Gabbardo

Em assembleia realizada na tarde de quarta-feira, 15, na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – Granpal, o presidente da entidade, prefeito Marco Alba, os demais integrantes da diretoria executiva e associados receberam o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. Em pauta, a realidade financeira da pasta e as dificuldades enfrentadas pelos municípios.

Na ocasião, os municípios apresentaram suas demandas e reivindicações ao secretário estadual da Saúde. Os prefeitos e vice-prefeitos da Granpal defenderam que é preciso união dos municípios para cobrar do governo federal e estadual a manutenção de recursos para área da saúde. “As pessoas são afetadas diariamente por esta falta de recursos. É preciso descentralizar a distribuição, proporcionando uma fatia maior para os municípios”, falou Marco Alba.

Segundo o presidente, uma pauta propositiva será construída e apresentada ao Estado, indicando propostas alternativas para que não exista nenhum prejuízo à população com a redução de recursos na área da saúde.

Durante a apresentação, o secretário da Saúde mostrou um diagnóstico da pasta. Segundo Gabbardo, existem atrasos nos repasses de 2014, mas, neste ano, a secretaria trabalha para que os valores sejam pagos em dia.

Convênio para a compra compartilhada de medicamentos

Ainda no encontro desta quarta-feira, a Fundação de Saúde Pública São Camilo, de Esteio, assinou contrato com o Consórcio Metropolitano de Granpal, também presidido por Marco Alba, para a compra compartilhada de medicamentos. O convênio, existente desde 2012, proporciona a aquisição de medicamentos de forma consorciada, permitindo uma economia para os integrantes do grupo. Atualmente, 440 itens são ofertados através do convênio que beneficia os municípios de Gravataí, Porto Alegre e Cachoeirinha, entre outros.